PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Para ganhar ouro, Brasil precisa quebrar jejum de 16 jogos sem vencer os EUA no futebol feminino

O confronto mais recente ocorreu em março deste ano, na final da Copa Ouro Feminina da Concacaf, em que as estadunidenses venceram por 1 a 0; relembre histórico
Imagem mostra atletas da seleção feminina de futebol do Brasil se abraçando em campo.

Foto: Gaspar Nóbrega/COB.

7 de agosto de 2024

Após 16 anos, a Seleção Brasileira de Futebol Feminino está de volta a uma final olímpica e terá pela frente a seleção dos EUA, que tem sido um obstáculo para o sonho da medalha de ouro brasileiro. As estadunidenses venceram as finais dos Jogos de Atenas 2004 e Pequim 2008 contra o Brasil, fato que consolidou a equipe em sua posição como rival histórica.

No total, as duas seleções se enfrentaram 42 vezes, com os EUA vitoriosos em 33 ocasiões, além de cinco empates. O Brasil conseguiu vencer as estadunidenses apenas quatro vezes, sendo a última vitória há quase uma década, em dezembro de 2014, quando triunfou por 3 a 2 em um amistoso em Brasília, com três gols de Marta.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Além de Marta, duas jogadoras da seleção atual estavam naquela partida: a goleira suplente Luciana e a lateral-esquerda Tamires, que não poderá participar da final devido a uma lesão no tornozelo. Por outro lado, os EUA contam com duas remanescentes daquele torneio de 2014: a goleira Alyssa Naeher e a lateral-esquerda Crystal Dunn, titulares na equipe finalista dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Desde a última vitória do Brasil, as seleções se enfrentaram nove vezes com o resultado de dois empates e sete vitórias para os EUA. O confronto mais recente ocorreu em março deste ano, na final da Copa Ouro Feminina da Concacaf, em que as estadunidenses venceram por 1 a 0.

Os Estados Unidos são considerados a maior potência do futebol feminino mundial, com quatro títulos de Copa do Mundo e quatro medalhas de ouro olímpicas. O Brasil, por sua vez, conta com sua pior derrota no histórico: uma goleada de 6 a 0 em setembro de 1999.

Histórico do Brasil x EUA

O primeiro encontro entre as seleções aconteceu em 1986, com uma vitória dos EUA por 2 a 1 durante o Festival Internacional de Futebol Feminino, também conhecido como Mundialito, que ocorreu entre 1981 e 1988 e ajudou a impulsionar a criação da Copa do Mundo Feminina, realizada pela primeira vez em 1991.

O Brasil levou dez anos e seis jogos para conseguir seu primeiro empate contra os EUA, que ocorreu em janeiro de 1996, com um 1 a 1. No ano seguinte, a seleção brasileira conquistou sua primeira vitória, vencendo por 1 a 0 em um amistoso em dezembro de 1997. A segunda vitória só veio dez anos depois, e foi a mais significativa da história do confronto: uma vitória por 4 a 0 na semifinal da Copa do Mundo Feminina de 2007, com um golaço de Marta, que driblou a marcadora antes de finalizar com o pé direito.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Caroline Nunes

    Jornalista, pós-graduada em Linguística, com MBA em Comunicação e Marketing. Candomblecista, membro da diretoria de ONG que protege mulheres caiçaras, escreve sobre violência de gênero, religiões de matriz africana e comportamento.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano