PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Principais rivais de Alison dos Santos se classificam bem para as semifinais dos 400m com barreiras

O norueguês Karsten Warholm atingiu a marca de 47s57 nas classificatórias e o estadunidense Rai Benjamin, 48s82; junto a Piu, eles têm se encontrado em vários pódios desde Tóquio 2020
Alison dos Santos se classificou com o tempo de 48s75, na terceira colocação da bateria.

Alison dos Santos se classificou com o tempo de 48s75, na terceira colocação da bateria.

— Wander Roberto/COB

5 de agosto de 2024

O grande nome do atletismo brasileiro, Alison dos Santos, deu o pontapé inicial em sua jornada nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 com o objetivo de conquistar a segunda medalha olímpica. Na manhã de segunda-feira (5), ele disputou a bateria classificatória para as semifinais dos 400 metros com barreiras e não decepcionou. Nos 100m finais, Alison – também conhecido como Piu – reduziu o ritmo para se poupar para as próximas etapas e terminou com o tempo de 48s75, na terceira colocação.

“Fiz uma corrida inteligente, tentando focar em conhecer a pista, perceber se está rápida porque isso influencia bastante em uma prova de barreiras. Agora a gente sabe o que tem que fazer na semifinal para conseguir um tempo ainda melhor e chegar na final em uma boa raia”, disse Alison ao Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

No entanto, a semifinal não será fácil para o brasileiro: os principais rivais de Piu, Karsten Warholm (Noruega) e Rai Benjamin (EUA), também estiveram em ação nas baterias anteriores e, sem surpresas, dominaram e venceram suas séries. Benjamin teve o tempo de 48s82, enquanto o norueguês Karsten Warholm triunfou com a marca de 47s57. Os dois foram ouro e prata em Tóquio 2020, respectivamente, e estão dividindo pódios com Alison em diferentes competições.

Mas o Brasil não conta apenas com um atleta nos 400m com barreiras. O jovem Matheus Lima, de 21 anos, fez sua estreia olímpica nas Olimpíadas de Paris e disputou a quinta e última bateria classificatória. Na prova, ele saiu um pouco atrás, fez uma corrida de recuperação e conseguiu ultrapassar os adversários na reta final para chegar em 2º lugar. Com o tempo de 48s90, Matheus se juntou a Piu e garantiu sua vaga nas semifinais da categoria. 

A semifinal dos 400m com barreiras acontece na quarta-feira (8), 14h35, horário de Brasília.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Caroline Nunes

    Jornalista, pós-graduada em Linguística, com MBA em Comunicação e Marketing. Candomblecista, membro da diretoria de ONG que protege mulheres caiçaras, escreve sobre violência de gênero, religiões de matriz africana e comportamento.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano