PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Relembre histórico da touca afro na natação: vetada em Tóquio, acessório faz estreia nos Jogos de Paris

Atleta da natação faz uso da Soul Cap, touca de banho idealizada para cabelos volumosos.

Atleta da natação faz uso da Soul Cap, touca de banho idealizada para cabelos volumosos.

— Divulgação

21 de julho de 2024

As toucas de natação projetadas para cabelos afros foram autorizadas para competições internacionais pela Federação Internacional de Natação (FINA) em 2022. Anteriormente proibido durante os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021, o acessório agora é permitido em competições internacionais de todos os níveis.

Segundo o fabricante, a Soul Cap, como é chamada a touca especial, foi projetada para acomodar cabelos mais espessos, volumosos e encaracolados, além de estilos como dreadlocks e tranças. 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Inicialmente, a FINA havia proibido o uso da touca para cabelos afro, alegando que não seguia “a forma natural da cabeça”. A federação também sustentou que os atletas “nunca usaram, nem exigiram o uso, bonés de tal tamanho e configuração”. Após uma revisão, o acessório foi autorizado para estrear em Paris.

Na época da liberação, em setembro de 2022, a entidade afirmou em um comunicado que “promover a diversidade e a inclusão está no centro do trabalho da Fina, e é muito importante que todos os atletas aquáticos tenham acesso a roupas de banho apropriadas”.

Nas redes sociais, a fabricante da Soul Cap celebrou a conquista na ocasião. “Estamos muito felizes em compartilhar que nossa linha completa de tamanhos de touca de natação agora é aprovada pela FINA para natação de competição em todo o mundo”, disse a publicação.

Do condado às Olimpíadas, nadadores de todas as idades e níveis terão mais opções fazendo o que amam. Este resultado desempenha um papel importante em nossa missão mais ampla de melhorar a inclusão no esporte e somos muito gratos a todos que demonstraram apoio no ano passado e fizeram parte da criação desta mudança”, concluiu o fabricante.

A Soul Cap foi fundada em 2017 no Reino Unido por Michael Chapman e Toks Ahmed-Salawudeen. Durante suas aulas de natação, eles observaram que nadadores poderiam se beneficiar de uma touca desenhada com espaço extra no topo, adequada para estilos de cabelos naturais mais volumosos. Feita de silicone, a Soul Cap não se diferencia materialmente de muitas outras toucas de natação disponíveis.

Proibição do uso de hijab nas Olimpíadas

Faltando poucos dias para o início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, atletas francesas também foram proibidas de usarem lenços de cabelos ou hijab para competir. A decisão foi refutada pela Anistia Internacional, que publicou um extenso relatório exigindo a anulação da decisão.

A manifestação de 32 páginas destaca a posição de atletas muçulmanas e de outras defensoras dos direitos humanos antirracistas e feministas. O documento denominado “Já não podemos respirar. Até o esporte, não podemos praticar”, em tradução livre, pode ser consultado na íntegra neste link.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano