PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Rússia e Belarus participarão das Olimpíadas com atletas neutros individuais; entenda

Os esportistas dos dois países não poderão utilizar sequer bandeiras e emblemas em seus uniformes, sendo proibido também a execução do hino nacional em caso de medalhas
Os atletas da Rússia e de Belarus também não participarão do desfile da abertura das Olimpíadas.

Foto: Russia Beyond

23 de julho de 2024

Em decorrência da guerra na Ucrânia, os atletas russos e bielorrussos que participarão dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 enfrentarão restrições. Eles não terão acesso às bandeiras e hinos nacionais, e também não serão incluídos no quadro oficial de medalhas. As informações são do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Em dezembro do ano passado, o comitê decidiu que os competidores desses países deveriam ser inscritos como Atletas Neutros Individuais (AIN). Além disso, o COI anunciou que os atletas da Rússia e de Belarus não participarão do desfile da abertura das Olimpíadas.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Ao todo, 16 atletas russos e 17 bielorrussos aceitaram o convite do COI para disputar os Jogos de Paris. No entanto, o comitê estabeleceu um limite para a participação de atletas dos dois países nos Jogos, com o intuito de não punir os atletas pelas ações de seus respectivos governos.

Bandeira e hino próprio

Em uma mudança em relação às Olimpíadas de Tóquio, em que os atletas russos competiram como atletas neutros da Rússia sob a bandeira do Comitê Olímpico Internacional, em Paris, os atletas neutros individuais terão uma bandeira própria.

Se um Atleta Individual Neutro conquistar uma medalha e subir ao pódio, por exemplo, uma bandeira com logotipo da AIN será hasteada durante a cerimônia de premiação. Além disso, os atletas poderão usar o mesmo emblema no uniforme, que deve ser branco ou de apenas uma cor. Eles estão expressamente proibidos pelo COI de exibir cores, bandeiras e emblemas russos ou bielorrussos.

Caso um Atleta Individual Neutro conquiste a medalha de ouro, um hino especialmente escrito e sem letra será tocado. Os pódios alcançados por esses desportistas não serão incluídos nos quadros de medalhas.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Caroline Nunes

    Jornalista, pós-graduada em Linguística, com MBA em Comunicação e Marketing. Candomblecista, membro da diretoria de ONG que protege mulheres caiçaras, escreve sobre violência de gênero, religiões de matriz africana e comportamento.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano