PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Uniformes de países africanos se destacam na abertura dos Jogos Olímpicos em Paris

Capital da França deu início ao evento multiesportivo internacional nesta sexta-feira (26) com a apresentação dos atletas e da cultura do país
Atletas da Seleção Camarões interagem em um barco antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, em 26 de julho de 2024, em Paris, França.

Atletas da Seleção Camarões interagem em um barco antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, em 26 de julho de 2024, em Paris, França.

— Hannah Peters/Pool/AFP

26 de julho de 2024

Nesta sexta-feira (26) a cidade de Paris deu início aos jogos olímpicos de 2024, com um show de abertura que apresentou a cultura do país e os atletas de 205 delegações, incluindo a Equipe Olímpica dos Refugiados, que atravessaram o Rio Sena. Um dos destaques da atração foram os uniformes das delegações de países africanos e de países da diáspora, que chamaram a atenção do público pela autenticidade e tradição. Confira algum deles:

Angola

Angola estreou nos Jogos Olímpicos na edição de 1980, em Moscou, na União Soviética. Depois de boicotar os Jogos de Los Angeles, em 1984, o país participou em todas as edições realizadas, sem nunca conquistar uma medalha. Cerca de 127 atletas já representaram o país e conquistaram 10 medalhas no total.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Burundi

Burundi participou pela primeira vez dos Jogos Olímpicos em 1996 e enviou atletas para competir em todas as edições dos Jogos Olímpicos de Verão desde então. No total, o país conta com 2 medalhas olímpicas por atletismo, sendo uma de ouro, conquistada pelo atleta Vénuste Niyongabo, nas Olimpíadas de 1996, em Atlanta.

Camarões

Camarões participou pela primeira vez dos Jogos Olímpicos em 1964 e mandou atletas para competirem na maioria dos Jogos Olímpicos de Verão desde então. A nação desistiu de participar dos Jogos Olímpicos de Verão de 1976 após 3 dias de competição, ao aderir ao boicote dos países africanos em resposta à participação da Nova Zelândia, que ainda tinha ligações esportivas com a África do Sul no apartheid. No total, possui 6 medalhas olímpicas.

Gana

Gana participou pela primeira vez dos Jogos Olímpicos em 1952, quando era conhecida pelo nome colonial de Costa do Ouro. O país enviou atletas para competirem na maioria dos Jogos Olímpicos de Verão desde então, não disputando os Jogos de 1956, boicotando os Jogos de 1976 em protesto à participação da Nova Zelândia (que ainda tinha ligações esportivas com a África do Sul do apartheid), e aderindo ao boicote norte-americano aos Jogos de 1980. Possui 5 medalhas, sendo 4 bronzes e 1 de prata.

Haiti

O Haiti fez sua primeira aparição oficial nos Jogos Olímpicos em 1924, em Paris. Todavia, algumas fontes consideram Léon Thiércelin, um esgrimista que competiu nos Jogos Olímpicos de Verão de 1900, de nacionalidade haitiana e, portanto, o primeiro competidor olímpico do país. No total, possuem 2 medalhas olímpicas.

Quênia

O Quênia participou pela primeira vez dos Jogos Olímpicos em 1956, e enviou atletas para competirem em todas as edições dos Jogos de Verão desde então. É o país do continente africano com maior quantidade de medalhas, 113 no total.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano