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Visa une esporte e cultura para enriquecer experiência olímpica e apoiar comunidades locais em Paris

Patrocinadora dos Jogos Olímpicos desde 1986, companhia também celebra igualdade de gênero inédita na competição
Imagem mostra competição de atletismo nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Foto: Vinicius Martins/Alma Preta

9 de agosto de 2024

Paris e São Paulo – Parceira comprometida do movimento olímpico há quase 40 anos, a Visa esteve presente em Paris para apoiar os Jogos Olímpicos de 2024 e contribuir para a inclusão financeira de cerca de 15 milhões de pessoas, segundo estimativas do comitê organizador, que visitariam cidades francesas para o torneio mundial.

Juan Herrera, chefe de marketing da Visa na França, Bélgica e Luxemburgo, salientou à Alma Preta que a parceria com a competição visou oferecer experiências transformadoras aos torcedores para enaltecer a todos, em todos os lugares, valor celebrado pela companhia. 

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“O patrocínio olímpico e paraolímpico é extremamente importante para a Visa. E faz parte de nossa responsabilidade. Portanto, há fortes valores de acesso, inclusão, igualdade e diversidade necessários para o desenvolvimento de qualquer economia que devem ser levados a sério”, disse. 

A companhia também se orgulha de contribuir para a evolução dos Jogos por meio de tecnologias de pagamento inovadoras, rápidas, confiáveis e seguras que enriquecem a experiência dos torcedores, tanto nos locais dos jogos como para os telespectadores em casa.

“A Visa tem um papel a desempenhar. E assim, é claro, ela tem um impacto no desenvolvimento econômico, no desenvolvimento das comunidades, no sucesso dos comerciantes, das pequenas e médias empresas também”, ressalta Herrera.

Além da arquitetura icônica e gastronomia refinada, Paris é conhecida mundialmente por sua arte. Diante desta constatação, a Visa também se preocupou em oferecer uma estratégia de apoio aos varejistas para apoiar o turismo ao longo dos Jogos Olímpicos.

“Nós pensamos: o que as pessoas vão fazer fora dos locais esportivos? Porque elas também vão fazer compras, sair para jantar, vão passear, vão fazer todo tipo de coisa. Então, por que não apresentar aos visitantes uma seleção de varejistas que representam o melhor que a França tem a oferecer em moda, gastronomia, artes e assim por diante?”, questionou Herrera.

Com esse pensamento, nasceu o “Visa Go“, um aplicativo idealizado junto aos atletas, que comunicaram seus hobbies, paixões e temas favoritos. A ferramenta oferece ofertas locais para ampliar a vivência do consumidor nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris 2024.

Para complementar a experiência, a companhia recorreu aos artistas urbanos como uma forma de se comunicar com o grande público. “A arte urbana é a forma mais acessível de arte, porque não é preciso dinheiro ou tecnologia para obtê-la, você a vê em todos os lugares e está bem alinhada com os valores dos Jogos, a visão dos Comitês Olímpico e Paraolímpico e os valores da Visa”, disse.

Mesclando esportes com cultura, a Visa contratou seis artistas globais para criar obras de arte que serão exibidas em painéis pela cidade de Paris e em outras cidades-sede próximas, em comemoração aos Jogos e destacando o comércio local.

Em homenagem à Paris, a capital global da arte de rua, as peças estão exibidas em painéis nas estações de trem, aeroportos, metrô e em outros lugares das cidades para apoiar e promover pequenas empresas locais, que contribuem para a vitalidade da cidade. Entre os artistas participantes estão o pioneiro do graffiti JonOne e o artista de rua brasileiro Alex Senna.

“Alex Senna é excepcionalmente talentoso. Ele é daltônico, portanto, o trabalho dele é, obviamente, em preto e branco, e isso faz um contraste ótimo com os outros artistas. Ele tem um estilo tão detalhado que você se perde no trabalho, o que significa que cada vez que o vê, pode encontrar novos elementos, e é realmente um grande prazer também dar essa visibilidade”, relata Herrera.

Juan Herrera, chefe de marketing da Visa na França, Bélgica e Luxemburgo. (Divulgação)
Juan Herrera, chefe de marketing da Visa na França, Bélgica e Luxemburgo. (Divulgação)

Os primeiros Jogos Olímpicos com igualdade de gênero

Na frente esportiva, a Visa tem sido patrocinadora dos Jogos Olímpicos desde 1986. A empresa também atua como um dos membros fundadores do programa dos maiores patrocinadores do mundo e se consolidou como patrocinador dos Jogos Paraolímpicos desde 2002. Em Paris, o intuito principal da companhia foi democratizar o acesso da torcida, além de celebrar a igualdade de gênero, marca inédita na competição.

“Dissemos a nós mesmos: os Jogos de Paris têm a ambição de ser os mais inclusivos, os mais abertos. Há paridade entre homens e mulheres atletas. Portanto, queríamos muito ser agentes que contribuíssem para essa ambição. Porque levamos nosso papel de patrocinador muito a sério”, explicou o chefe de marketing.

Neste ano, por meio do programa “Team Visa de Paris 2024“, a líder mundial em pagamentos digitais apoiou quase 150 atletas de esportes diferentes, incluindo o breaking, modalidade que estreia na competição. Este foi o maior e mais diverso grupo de aspirantes às olimpíadas e paralimpíadas da história do programa. 

Do Brasil, duas atletas fazem parte do Team Visa: Debinha (futebol, Brasil) e Raissa Rocha (atletismo paralímpico, Brasil). Na França, 12 atletas foram contemplados: seis homens, seis mulheres, seis  atletas paraolímpicos e seis atletas olímpicos. “Sempre com o espírito de paridade”, pontuou o gestor. 

Juan Herrera também frisou a importância de apoiar comerciantes locais como uma forma de cooperar para o crescimento e o fortalecimento da economia da região.

“A França passou por momentos muito difíceis nos últimos anos. Houve muitas, digamos, controvérsias que tiveram um grande impacto sobre os varejistas, pequenas lojas, lojas locais, por exemplo. Eles foram bastante afetados. Portanto, é claro que, como esses são um dos nossos principais públicos, a Visa fez muitos investimentos para ajudar os varejistas a se tornarem digitais, para poderem desenvolver seu comércio, seus negócios, atraindo mais clientes e tornando tudo relacionado a pagamentos mais fluidos, para cuidar da saúde financeira dos varejistas, é claro”, explicou Herrera.

Além disso, a Visa também visou garantir que, quando as pessoas fossem consumir ou comprar alguma lembrança para levar para casa, esses pagamentos poderiam ser feitos sem problemas. Especialmente em Paris, onde os locais são efêmeros, portanto não há uma infraestrutura de pagamento estabelecida.

Educação financeira aliada ao esporte

Apesar de não ter uma relação direta com o consumidor final, a assistência durante os Jogos Olímpicos também se estendeu aos jovens de comunidades carentes. 

Em parceria com a Sport dans la Ville, associação com quase 30 anos de experiência no gerenciamento de centros esportivos e quadras esportivas para jovens nos subúrbios, a Visa assumiu um compromisso de abrir e financiar a abertura e as operações de três novos centros em Seine-Saint-Denis, comuna francesa de 94.700 habitantes (2004) situada na Região Metropolitana de Paris.

O primeiro foi inaugurado em outubro de 2023, o segundo será inaugurado em setembro deste ano e a previsão para a abertura do terceiro centro está prevista para acontecer antes de dezembro. 

“Assumimos um compromisso de três anos com o Sport dans la Ville para esses novos centros. Eles darão a quase 600 jovens de 6 a 16 anos, dos bairros em torno dos campos, a oportunidade de participar do programa. Estamos trabalhando com a organização há três anos e já sabemos de vários casos em que os jovens participaram do programa de esportes e também do programa de integração no trabalho. Isso tem um impacto enorme”, celebrou Juan Herrera.

“Além disso, lançamos um programa com eles em parceria com os jornais Le Monde e Télérama, para dar a 13 jovens aspirantes a jornalistas a oportunidade de trabalhar com as equipes editoriais dos periódicos para desenvolver conteúdo digital e podcasts”, reforça o representante da Visa ao pontuar que, inicialmente, a iniciativa deve ocorrer até o final de 2026.

“Depois que os Jogos terminarem, certamente precisaremos pensar no impacto de nossas ações nesse grupo-alvo, nessa comunidade para a qual o Sport dans la Ville trabalha e que está em nossos corações, para ver o que funciona melhor e o que pode beneficiar o maior número de pessoas”, esclareceu à Alma Preta.

Como uma forma educar financeiramente os jovens e aprender os conceitos básicos de gestão orçamentária, a Visa também já realizou um festival internacional com o intuito de falar sobre educação financeira com 500 jovens, de 14 a 16 anos, amantes de futebol. 

A iniciativa visou integrar o aprendizado financeiro com a paixão pelo esporte, proporcionando uma experiência educativa e divertida. O conteúdo, inclusive, está disponível em vários idiomas.

Atualmente, a companhia desenvolve uma versão mais aliada do programa para o France’s National Institute of Sport, Expertise, and Performance (INSEP). “Ainda há muito a ser pensado após os Jogos para ver onde devemos concentrar nossas ações em termos de educação financeira”, pontuou.

O chefe de marketing ainda destaca que ações como essa possuem um duplo impacto. Além de contribuir para a formação desses jovens, abrem espaço para que outras ações aconteçam.

“Nosso papel como patrocinador inspiraram certas conversas que levaram a ideias, que levaram a ações, que continuam lá e que achamos que têm um impacto real muito além do dia 8 de setembro, quando os Jogos Paraolímpicos foram encerrados”, concluiu Herrera.

* Este artigo é fruto de parceria comercial

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

  • Iacy Correia

    Mestre em comunicação e territórios pela Universidade Paul Sabatier, em Toulouse, na França. Bacharel relações públicas pela Faculdade Cásper Líbero, possui uma experiência ampla em comunicação estratégica e contente manager para plataformas digitais. Atualmente, atua como gerente de comunicação na Alma Preta Jornalismo e reside em Marselha, França.

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