PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

‘Branca, bonita e rica incomoda’: vereadora é denunciada à Corregedoria da Câmara de SP por racismo

Declaração gerou reação entre servidores e vereadores na Câmara Municipal de São Paulo, durante sessão sobre votação de reajuste salarial dos servidores municipais
Imagem da vereadora do Novo, Cris Monteiro, durante fala na Câmara Municipal de São Paulo.

Imagem da vereadora do Novo, Cris Monteiro, durante fala na Câmara Municipal de São Paulo.

— Reprodução/TV Câmara

30 de abril de 2025

A vereadora Luana Alves (PSOL) encaminhou nesta quarta-feira (30) uma denúncia por racismo contra a parlamentar Cris Monteiro (NOVO) na Corregedoria da Câmara Municipal de São Paulo. O caso ocorreu durante uma sessão legislativa, quando Cris mandou Luana se calar e afirmou que “mulher branca, bonita e rica incomoda”.

A declaração foi feita na terça-feira (29) durante uma sessão plenária da Câmara, que analisou o reajuste salarial dos servidores municipais. Depois de Luana falar no plenário, Cris foi à tribuna para se pronunciar e dirigiu-se à parlamentar do PSOL de forma ofensiva.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

“Por favor, Luana, calada. Enquanto vocês falaram, ninguém se manifestou. Agora, quando veio uma mulher branca aqui falar a verdade, vocês ficam todos nervosos. Uma mulher branca, bonita e rica incomoda muito vocês, mas eu estou aqui representando uma parte importante da população”, afirmou. 

A declaração também gerou forte reação dos servidores e vereadores presentes no plenário. Em vídeo publicado nas redes sociais, a vereadora Luana mostra o momento que Cris Monteiro repreendeu sua fala na sessão. 

Na sequência, Luana pediu que a sessão fosse interrompida. Quando a sessão retornou, a vereadora do Psol voltou ao plenário para manifestar a gravidade do episódio.

“Não podia deixar de deixar registrado aqui que hoje aconteceu um fato muito grave, que foi uma fala com teor racista. Deveria ter sido interrompida essa sessão por mais tempo, e que infelizmente fica para a biografia do presidente da Câmara como algo negativo”, declarou.

A sessão foi suspensa por mais de 20 minutos. No retorno, a vereadora do NOVO pediu desculpas: “Lamento profundamente e espero que as pessoas que se sentiram ofendidas entendam que não foi a minha intenção ofender ninguém”,  disse.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano