Movimentos populares, sindicatos e organizações da sociedade civil lançaram uma campanha nacional para defender a permanência do senador Paulo Paim (PT-RS) no Senado Federal.
Segundo a mobilização, a atuação do parlamentar é considerada estratégica para a defesa da democracia e dos direitos sociais diante do avanço das forças conservadoras no Congresso Nacional.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A campanha destaca que o Senado será um espaço decisivo nas disputas políticas de 2026 e que é necessário garantir uma bancada progressista com representatividade negra, indígena, quilombola e LGBTQIA+.
De acordo com a articulação, Paulo Paim é o único senador negro do Rio Grande do Sul e autor de legislações como o Estatuto da Igualdade Racial, o Estatuto do Idoso e a Lei de Cotas.
A campanha também recorda seu apoio à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determina a divisão de tempo de propaganda e recursos entre candidatos brancos e negros como forma de enfrentar o racismo eleitoral.
“Paulo Paim no Senado é representatividade negra no coração da política brasileira. Sua trajetória, conquistas e compromisso com a justiça social fazem dele o legítimo candidato do povo negro gaúcho”, afirma o trecho do manifesto.