Nas eleições de 2024, cerca de 135 candidaturas comprometidas com o enfrentamento à crise climática foram eleitas em 78 cidades. As informações são da campanha Vote Pelo Clima, criada em 2020 pela ONG NOSSAS e o Instituto Clima de Eleição.
O número de eleitos é cinco vezes a mais do que o registrado no pleito de 2020, primeiro ano de funcionamento da plataforma. Só em 2024, a iniciativa registrou mais de 400 mil acessos em seu site.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Além dos políticos que conseguiram uma vaga no executivo e no legislativo dos municípios, a campanha destaca o aumento na mobilização das candidaturas. Em quatro anos, a campanha registrou o triplo de candidatos registradas, saltando de 401, em 2020, para 1.591 neste ano.
Outros 397 políticos vinculados à plataforma ficaram como suplentes e quatro candidatos a prefeito continuam na disputa eleitoral no segundo turno.
As regiões Sudeste e Sul reuniram o maior número de candidaturas eleitas em todo o país, com, respectivamente, 75 e 29 candidatos. Ainda foram eleitos outros 14 candidatos no Nordeste, 12 no Centro-Oeste e cinco no Norte do país. Entre os estados, São Paulo liderou o ranking com 44 eleitos.
Segundo a iniciativa, as regiões que vivenciaram episódios climáticos extremos nos últimos anos apresentaram um número elevado de candidaturas eleitas relacionadas às questões ambientais.
“O número reduzido de candidaturas à Prefeitura e de candidaturas legislativas eleitas na região Norte revela que ainda há entraves e que, apesar dos avanços, a política brasileira ainda não está à altura do enfrentamento à crise climática”, aponta a coordenação do Vote pelo Clima, em nota.
Lucas Louback, gestor de campanhas nacionais da NOSSAS, destaca que a expectativa do projeto é colocar as questões sobre a crise climática no centro da agenda política nacional. “A gravidade, somada à negligência da pata por parte das lideranças políticas, fez com que nossa campanha chegasse com força em todos os estados e na opinião pública”, afirma.
A iniciativa é composta por mais de 80 organizações da sociedade civil, com a participação do Observatório do Clima, Instituto Marielle Franco e do Greenpeace. Além de mobilizar candidaturas para o enfrentamento da emergência climática, o projeto disponibiliza ao público eleitor informações sobre os candidatos e suas propostas no site.