Nesta sexta-feira (15), feriado da Proclamação da República, ao menos oito capitais do Brasil terão manifestações pelo fim da escala de trabalho 6×1. O movimento é liderado pelo vereador eleito do Rio de Janeiro, Rick Azevedo (PSOL-RJ), fundador do movimento Vida Além do Trabalho (VAT), que busca sensibilizar a população e pressionar o Congresso Nacional por melhores condições trabalhistas.
As mobilizações estão confirmadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Vitória, Porto Alegre, Florianópolis e Belo Horizonte. Ainda há a possibilidade de adesão de outras cidades.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Segundo uma publicação no perfil de Rick Azevedo no X (antigo Twitter), as manifestações representam uma resposta direta às demandas da classe trabalhadora por jornadas mais equilibradas, permitindo melhor qualidade de vida.
“A luta continua e a mobilização cresce! Nesse dia especial, no feriado de Proclamação da República e aniversário do Rick Azevedo, e atendendo à demanda da classe trabalhadora, vamos às ruas pelo fim da escala 6×1. Cada voz faz diferença, e todos os trabalhadores unidos podem mudar essa realidade!”, diz a postagem.
PEC pelo fim da escala 6×1
Uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que visa extinguir a jornada 6×1, apresentada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) em parceria com a bancada do PSOL e com Rick Azevedo, ultrapassou nesta semana as 171 assinaturas necessárias para tramitar na Câmara dos Deputados.
A PEC pretende viabilizar a transição para jornadas menos exaustivas e busca apoio para garantir que os trabalhadores tenham pelo menos dois dias de descanso semanal.
Os atos estão marcados para diversos pontos estratégicos nas capitais: em Belo Horizonte, a concentração será na Praça 7, às 9h; em Brasília, na Rodoviária do Plano Piloto, também às 9h; em Florianópolis, o encontro será no Terminal de Integração do Centro (TICEN), às 10h; e em Fortaleza, na Praça do Ferreira, às 9h.
Em Porto Alegre, os manifestantes se reunirão na Usina do Gasômetro às 15h; no Rio de Janeiro, a manifestação será na Cinelândia, às 10h; em São Paulo, o ato ocorrerá no cruzamento da Avenida Paulista com a Avenida Brigadeiro Luís Antônio, às 9h; e em Vitória, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, às 14h.