PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Encontro de lideranças aponta demandas das favelas cariocas para o G20

F20 busca reunir e apresentar reivindicações da população periférica na cúpula do G20, prevista para novembro
Na foto, casas do Complexo do Alemão, uma das comunidades representadas na reunião do F20.

Na foto, casas do Complexo do Alemão, uma das comunidades representadas no encontro do F20.

— Tânia Rêgo / Agência Brasil

8 de julho de 2024

Nesta segunda-feira (8), lideranças de diversas comunidades do Rio de Janeiro se reúnem para o lançamento do Favelas 20 (F20), fórum que busca debater e apresentar as demandas das periferias para a cúpula do G20.

Entre as comunidades representadas estão Vila Kennedy, Manguinhos, Rocinha, Vidigal, Complexo do Alemão, Maré, Acari, Caju, Fumacê e Jacarezinho. O encontro ocorre na Casa Voz do Vidigal e pretende ampliar a participação social e assegurar a presença das organizações das comunidades nos processos de decisão do G20.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O F20 é estruturado em cinco grupos de trabalho: Combate às Desigualdades, Pobreza, Fome e Promoção da Saúde Mental; Acesso à Água Potável, Saneamento Básico e Higiene Pessoal; Combate à Crise Climática e Promoção da Transição Energética Justa; Combate ao risco de desastres naturais e Transformação, Inclusão Digital e Cultura.

Os grupos irão abordar as questões críticas enfrentadas pelas periferias, como violência, impactos ambientais e falta de infraestrutura para a promoção de soluções sustentáveis e inclusivas que melhorem a qualidade de vida dos moradores dessas localidades.

Para Gabriela Santos, diretora-executiva da ONG Voz das Comunidades, organização idealizadora da iniciativa, o fórum é uma oportunidade de inserir a população periférica nas resoluções dos debates internacionais e garantir que suas demandas sejam consideradas. 

“O objetivo do F20 é fazer a população da favela participar da tomada de decisão. A gente quer incluir muito mais a favela nos debates locais, regionais e especialmente globais a partir do que acontece dentro dela. Vamos levar a favela para as discussões globais”, aponta Gabriela em comunicado ao G20 Brasil.

Com o lançamento, o G20 Brasil anunciou a criação de uma plataforma colaborativa para a divulgação de notícias e artigos produzidos por moradores das favelas brasileiras. Os materiais publicados serão pautados pelos temas que afetam diariamente essas populações, como mudanças climáticas e o combate às desigualdades sociais.

O G20, também conhecido como Grupo dos 20, é o evento que reúne os 19 países mais ricos do mundo para discussões de metas globais econômicas, sociais e ambientais. Também participam do fórum a União Africana e a União Europeia. Este ano, o debate acontecerá no Brasil e está agendado para novembro.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano