PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

‘Horizonte de esperança’: Lula confirma novas unidades do IFRJ nas periferias

Imagem do Complexo do Alemão, um dos maiores conjuntos de favelas da zona norte da capital fluminense.

Imagem do Complexo do Alemão, um dos maiores conjuntos de favelas da zona norte da capital fluminense.

— Bruno Itan

13 de fevereiro de 2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou a construção de três novas unidades do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Os edifícios serão em Belford Roxo, no Complexo do Alemão e no Parque Olímpico/Cidade de Deus.

Segundo o governo federal, a iniciativa, que visa garantir aos moradores acesso ao ensino técnico e profissional, é uma demanda antiga das comunidades, que acreditam no investimento em educação para capacitar os jovens e contribuir para o crescimento local.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O ativista e comunicador popular, Jota Marques, que possui um histórico de luta pelos direitos humanos e educação na Cidade de Deus, esteve presente a convite do governo.

Em entrevista à Alma Preta, Marques explica que os Institutos Federais transformam a educação profissional e tecnológica no Brasil. “Quem passou por eles reconhece o impacto”, afirma.

 “O que um dia foi sonho hoje se torna projeto, e em breve, realização. Não apenas desejos, mas políticas públicas que asseguram o direito à dignidade, garantindo acesso à educação para todos os moradores de favela”, pontua o comunicador popular.

As obras fazem parte da promessa de Lula de inaugurar mais 100 campi dos institutos federais até o final do mandato, em 2026. A demanda por educação de qualidade está no Plano de Ação Popular do CPX (complexo), elaborado coletivamente por moradores e organizações que atuam no local.

“Essa política pública, presente em territórios populares como favelas e periferias, oferece esperança ao futuro dessas comunidades, proporcionando acesso ao ensino de qualidade sem as barreiras que a cidade impõe, na porta de suas casas. Uma nova geração de jovens, provenientes das margens, terá mais ferramentas para transformar suas realidades”, diz.

As obras receberão, cada uma, R$ 15 milhões em investimentos do governo federal. A expectativa é que sejam concluídas até 2025. O recurso para as obras está previsto no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

“Se a falta de escola marcou nossa infância e limitou as perspectivas na adolescência, agora afirmamos que isso não acontecerá com as novas gerações”, celebra Marques. “Após décadas de dedicação dos moradores, lugares como o Complexo do Alemão e a Cidade de Deus vislumbram um horizonte de esperança”, concluiu.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano