Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Streaming disponibiliza produções afro-brasileiras com foco na educação

A coleção inspirada no conceito de ancestralidade retrata assuntos importantes, além de ser ferramenta de discussão em sala de aula, como obriga a Lei 10.639/03
Imagem mostra cena de uma das produções, onde pessoas negras estão em um rio buscando ouro.

Foto: Divulgação

19 de dezembro de 2023

Com foco em educadores e professores, a Itaú Cultural Play disponibilizou em seu catálogo a Coleção Culturas Ancestrais, com 20 produções que reúnem ancestralidade, diversidade, patrimônio cultural, culturas afro-brasileiras e indígenas como temas centrais. As produções ficam disponíveis por um ano e podem ser assistidas gratuitamente.

Composta por ficções, documentários, animações e, também, por obras clássicas e premiadas, filmes infantis e produções contemporâneas, a coleção aborda assuntos variados como os mitos afro-brasileiros e indígenas, memória e meio-ambiente, a seleção oferece a professores, educadores e estudantes obras audiovisuais brasileiras celebradas por público e crítica, que falam sobre as diferentes identidades brasileiras.

A coleção conta com cinco filmes de curta-metragem e cinco de longa-metragem, mais a série “Ancestralidades”, composta por seis episódios, que retratam os impactos do racismo estrutural, estratégias de resistência e de restituição da subjetividade do povo negro, por meio de  depoimentos de atores, dramaturgos, artistas visuais, músicos, entre outros. 
A “Mostra Memórias Ancestrais” reúne nove filmes que levam ao público um olhar para diferentes formas sobre o são considerados saberes ancestrais. O projeto pretende aproximar os docentes aos conteúdos disponibilizados gratuitamente, além de ser fonte para debates em sala de aula, como determina a Lei 10.639/03, que obriga o ensino de história afro-brasileira.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano