Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Ministério da Igualdade Racial abre inscrições para conselho participativo

As inscrições podem ser realizadas de maneira virtual até o dia 25 de setembro
Texto
: Nadja Alves dos Reis | Imagem: Joedson Alves/Agência Brasil

Imagem mostra a Ministra da Igualdade Racial Anielle Franco em fala contra o racismo.

Foto: Foto: Joedson Alves/Agência Brasil

5 de setembro de 2023

Estão abertas as inscrições para formação do novo Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR). O Ministério da Igualdade Racial (MIR) lançou um edital para selecionar 20 instituições que poderão participar diretamente da proposição de novas políticas públicas antirracistas no período de 2023 a 2025.

Em 2023, o CNPIR completa 20 anos de formação, com participação direta em políticas para inclusão da população negra, como a instituição de cotas afirmativas nas universidades públicas e as diretrizes curriculares para ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas. 

O objetivo desse conselho é envolver a sociedade de forma participativa e transparente nas principais discussões de promoção à igualdade racial. O edital está aberto para organizações da sociedade civil, como redes e entidades que atuam em prol do movimento negro, qulombolas, povos de terreiros, comunidades de matriz africana, ciganos e outras classes, como organizações que lutam contra xenofobia e a discriminação de mulheres e população LGBTIAQ+.

Como se inscrever

Para participar, basta que a organização interessada acesse o site doSistema Nacional de Direitos Humanos até o dia 25 de setembro, reúna os documentos necessários e se atente à classificação que melhor atende a atuação da instituição. Após a inscrição, o processo seletivo prevê etapas de habilitação e seleção, até a fase final, em que as organizações finalistas serão submetidas a uma eleição, em que as mais votadas serão habilitadas. O resultado final será divulgado no dia 3 de outubro.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 152

EP 151

Cotidiano