A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, anunciou a construção do primeiro hospital indígena do Brasil para fortalecer o atendimento de saúde ao povo Yanomami. A unidade ficará localizada em Boa Vista (RR).
Segundo a Secretaria de Comunicação Social (SECOM), o investimento para a região será extraordinário, no valor de R$ 1,2 bilhão de reais. O hospital será capacitado para serviços de atenção especializada de média e alta complexidade.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Para a ministra dos povos indígenas, Sônia Guajajara, é preciso pensar um modelo de assistência que dialogue com as particularidades do povo Yanomami e os demais povos indígenas de Roraima.
“Saímos do estado de ações emergenciais para ações permanentes a partir da instalação da Casa de Governo em Boa Vista (RR). Serão 13 órgãos de governo que estarão presentes ali para acompanhar e garantir a implementação das ações necessárias pelo território”, disse a ministra em coletiva de imprensa.
Na ocasião, também foram anunciadas novas medidas de atenção à saúde dos Yanomami, como a construção e reforma de 22 unidades básicas de saúde indígena, a reforma da Casa de Apoio à Saúde Indígena (CASAI) e a construção de um centro de referência contra desnutrição no território de Sucuru, no Paraná.