O Ministério da Igualdade Racial (MIR) realiza, nesta quinta (14) e sexta-feira (15), em Brasília (DF), o Encontro de Gestoras e Gestores de Promoção da Igualdade Racial, com a participação de todos os estados do país. O objetivo do encontro é articular com os entes federados uma agenda para a promoção de direitos e vida plena para pessoas negras, quilombolas, comunidades de terreiros e ciganos.
“Será um momento de diálogo sobre a concretização de práticas antirracistas em todo o Brasil, fomentando o comprometimento-se com políticas públicas que promovam a igualdade racial e consequentemente contribuam para mitigar as desigualdades”, enfatiza Iêda Leal, secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, em nota oficial.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O encontro promovido pelo MIR, por meio da Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, será responsável pelo diálogo entre o Governo, os órgãos e conselhos de promoção da igualdade racial do Brasil.
Ao longo dos dois dias, o evento promove mesas temáticas de apresentações das secretarias voltadas para ações, programas e projetos executados durante o 1º ano de gestão do ministério e proporciona a troca de experiências entre gestores e gestoras presentes.
Plano Juventude Negra
Nesta mesma quinta-feira (14), o MIR e a Secretaria Geral da Presidência da República assinam o decreto do Plano Juventude Negra Viva, na 4ª Conferência Nacional da Juventude, às 18h, no Auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília.
O Plano Juventude Negra Viva tem como objetivo reduzir a violência letal e as vulnerabilidades sociais enfrentadas pela juventude negra, atuando de forma transversal com políticas de acesso à saúde, educação, cultura, geração de trabalho e renda, entre outras.