Pesquisar
Close this search box.

Morre Luiz Alberto, histórico militante do movimento negro e fundador do MNU

O ex-deputado federal sofreu um infarto, chegou a ser socorrido mas não resistiu; governo da Bahia decretou três dias de luto
A imagem mostra o ex-deputado Alberto Luiz.

Foto: Reprodução.

13 de dezembro de 2023

Luiz Alberto dos Santos, uma das lideranças do Movimento Negro Unificado (MNU), morreu, nesta quarta-feira (13), aos 70 anos, após sofrer um infarto em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador. 

Natural de Maragogipe, no recôncavo baiano, Luiz Alberto abraçou a militância do movimento negro a partir de 1974, motivado por iniciativas norte-americanas em prol do orgulho negro. 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Ele fez parte da criação do Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do país, que, até 1974, era chamado de Poder Negro e se reunia na escadaria do Colégio Estadual Duque de Caxias no bairro da Liberdade, parte alta de Salvador. 

Em 1978, Alberto participou da fundação do MNU, sendo coordenador nacional da organização de 1996 a 1998. O MNU é considerado um dos grandes marcos recentes na luta antirracista no Brasil.

O ativista histórico também atuou como secretário de Promoção da Igualdade da Bahia de 2007 a 2008, foi eleito deputado federal em 2001 e 2015 (PT-BA) e integrou a equipe de transição do terceiro governo do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Nas redes sociais, o MNU lamentou a morte do fundador e sindicalista e agradeceu pelos ensinamentos e lutas travadas pelo ex-deputado federal para um Brasil mais distante de desigualdades e pela construção de um mundo antirracista.

“É com profundo pesar que comunicamos o falecimento, nesta manhã de 13/12/2023, do nosso companheiro Luiz Alberto Silva dos Santos, militante negro, baiano, químico, sindicalista, sociólogo, professor, deputado dederal, amigo, pai e irmão de luta e sonhos! […] Luiz Alberto uma daquelas pessoas imprescindíveis, que tornou-se negro e desde cedo, ainda menino, esteve nas trincheiras da luta pela construção de um mundo antirracista. Soube traçar seus caminhos e agregar cada vez mais pessoas para fazerem juntas suas lutas e resistências, reafirmando o antirracismo, pela construção de um projeto político para o povo negro para o Brasil, para transformação da sociedade”, publicou o movimento. 

O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) também publicou uma nota de pesar em suas redes. 

“Quando um dos nossos se vai, sentimos muito. A Bahia perdeu um líder preto, que abriu caminho para muitos de nós. Recebi com tristeza a notícia do falecimento de Luiz Alberto Silva dos Santos. Nascido em Maragogipe (BA), Luiz Alberto deixou um legado marcante como político e militante do Movimento Negro, um dos fundadores do Movimento Negro Unificado na Bahia, dedicando grande parte de sua vida ao serviço público e à luta por uma sociedade mais justa e igualitária”, disse o politico. 

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), determinou luto de três dias no estado. O velório será na quarta-feira (13), das 17h às 22h, no Palácio da Aclamação, na Avenida Sete de Setembro, em Salvador. O sepultamento será na sexta-feira (14), às 15h, no Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas, na Bahia.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano