A partir de 2025, os partidos que compõem o Centrão, incluindo PSD, MDB, PP e União Brasil, vão administrar cerca de 3.500 municípios, o que representa aproximadamente 63% do total das cidades brasileiras. Essa conquista permite que esses partidos mobilizem eleitores na corrida presidencial de 2026 e também influencia sua força política junto ao governo federal.
Atualmente, MDB, União Brasil e PSD ocupam, cada um, três ministérios no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O PP e os Republicanos não estão oficialmente na base governamental, mas possuem ministros nas pastas.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Entre os partidos do Centrão, o PSD se destacou, conquistando 887 prefeituras, o que representa o maior número de habitantes. O MDB, por sua vez, administrará 855 municípios, incluindo São Paulo, com Ricardo Nunes reeleito, e Porto Alegre, sob a liderança de Sebastião Melo. O PP ficou em terceiro lugar, com 747 prefeituras. O Rio de Janeiro é a maior cidade sob o comando do PSD, que também governará Belo Horizonte, São Luís e Florianópolis.
Os partidos de centro foram os principais vencedores nas eleições municipais de 2024. A análise indica que o presidente Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não foram eficazes como cabos eleitorais, o que pode sinalizar um descontentamento geral dos brasileiros com a polarização política. O PSD, presidido por Gilberto Kassab, terá 887 prefeituras e governará 15 das 103 cidades com mais de 200 mil eleitores. O PL, que conquistou 517 prefeituras, ficou abaixo da meta de mil prefeituras almejadas.
O PL foi a sigla que mais ganhou prefeituras entre os municípios com mais de 200 mil eleitores, vencendo em 16 cidades, incluindo Maceió e Cuiabá. O PT, liderado por Lula, administrará 252 cidades, 68 a mais em relação a 2020, mas ficando em nono lugar. A vitória em Fortaleza foi a primeira do partido em uma capital em oito anos.
Cerca de 52% dos eleitores (81 milhões) serão governados por prefeitos de partidos de centro, enquanto 36% (55,6 milhões) terão prefeitos de direita e 12% (17,8 milhões) de esquerda. Os estados de Mato Grosso, Goiás e Tocantins têm o maior número de municípios governados pela direita, enquanto Ceará, Pernambuco e Espírito Santo são os que mais têm prefeitos de esquerda. Por outro lado, 40% dos brasileiros afirmaram não ter preferência por nenhuma ideologia política, segundo pesquisa do DataSenado em parceria com a Nexus.
Texto com informações do site O Tempo.