PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pesquisar
Close this search box.

Polícia Federal vai punir quem espalha fake news sobre situação do RS

Pessoas ficam perto de uma rua alagada no bairro São Geraldo, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Foto: Anselmo Cunha / AFP

8 de maio de 2024

O Governo Federal acionou a Polícia Federal (PF) e a Advocacia Geral da União (AGU) para investigar, identificar e responsabilizar pessoas que espalham fake news sobre a operação de salvamento e acolhimento à população do Rio Grande do Sul. 

O ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, encaminhou um ofício ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, solicitando a apuração de notícias falsas.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

“Eu estou indignado. […] Tem gente trabalhando 24 horas por dia, quatro dias sem dormir. As pessoas colocando a vida em risco para salvar as pessoas. Enquanto isso, há uma indústria de fake news alimentada por parlamentares, por influencers, por pessoas que se dedicam a atrapalhar o esforço que está sendo feito para salvar vidas”, afirmou Pimenta, em nota.

A medida é um desdobramento da reunião de terça-feira (7), da Sala de Situação montada pelo governo para unir esforços em socorro à população gaúcha. 

O comandante militar do Sul, General Hertz Pires do Nascimento, relatou o impacto da propagação de notícias falsas nas operações de salvamento. Segundo o agente, há mentiras sobre retenção de donativos, transporte de oxigênio e situações que envolvem hospitais e tais ações causam ainda mais apreensão para a população.

Diante do relato, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, determinou que a Advocacia Geral da União (AGU) e o Ministério da Justiça (MJ), órgãos que compõem a força-tarefa, adotem as medidas necessárias para impedir que a disseminação de informação falsa comprometa o trabalho de salvar vidas.

Conforme atualização divulgada pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul às 18h da terça-feira (7), o total de municípios impactados pelas chuvas no estado chegou a 401. São 1,4 milhão de pessoas afetadas pelos efeitos das chuvas, 48,7 mil pessoas em abrigos, 159 mil desalojados, 95 mortes confirmadas, 131 desaparecidos e 372 feridos.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano