Donald Trump tomou posse para o segundo mandato na presidência dos Estados Unidos nesta segunda-feira (20). O evento, que ocorreu em local fechado devido ao frio extremo em Washington, reuniu várias lideranças de extrema-direita.
Com a ausência do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governo brasileiro foi representado pela embaixadora do Brasil nos EUA, Maria Luiza Viotti.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Já o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi convidado para o evento, mas não compareceu porque não teve a saída do país permitida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Apesar disso, segundo o UOL, cerca de 16 parlamentares bolsonaristas confirmaram presença no evento. Entre eles, os deputados federais Eduardo Bolsonaro e Mário Frias, ambos do PL.
Entre os líderes da extrema direita na América do Sul, participam da cerimônia de posse de Trump o presidente da Argentina, Javier Milei, e o presidente do Equador, Daniel Noboa.
O presidente de El Salvador, país da América Central, Nayib Bukele, que já foi acusado de violações de direitos humanos, também compareceu ao evento.
Pelo menos oito líderes da extrema-direita na Europa foram à Washington para a posse, entre eles estão Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália; Éric Zemmour, porta-voz contra imigração na França; André Ventura, líder do partido ultraconservador de Portugal; e Mateusz Morawiecki, ex-primeiro-ministro da Polônia e acusado por Bruxelas de atentar contra a democracia.
A posse de Trump também contou com a presença de diferentes bilionários, como Elon Musk, diretor-executivo da Tesla e dono do X (antigo Twitter), Mark Zuckerberg, CEO da Meta, e Jeff Bezos, fundador da Amazon. Eles são as três pessoas mais ricas do mundo.
O ex-presidente Barack Obama também marcou presença na posse, enquanto sua esposa e ex-primeira dama Michelle Obama não compareceu e nem deu explicações sobre a razão da ausência.