PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Posse de Trump reúne líderes da extrema-direita das Américas e da Europa

Entre os presentes estão Javier Milei, presidente da Argentina, e Giogia Meloni, primeira-ministra da Itália. O ex-presidente Jair Bolsonaro foi convidado, mas não conseguiu autorização do STF para viajar
O presidente dos EUA, Joe Biden, observa enquanto o presidente eleito Donald Trump chega para a cerimônia de posse antes de Trump ser empossado como o 47º presidente dos EUA na Rotunda do Capitólio dos EUA em Washington, DC, em 20 de janeiro de 2025.

O presidente dos EUA, Joe Biden, observa enquanto o presidente eleito Donald Trump chega para a cerimônia de posse antes de Trump ser empossado como o 47º presidente dos EUA na Rotunda do Capitólio dos EUA em Washington, DC, em 20 de janeiro de 2025.

— Saul Loeb/AFP

20 de janeiro de 2025

Donald Trump tomou posse para o segundo mandato na presidência dos Estados Unidos nesta segunda-feira (20). O evento, que ocorreu em local fechado devido ao frio extremo em Washington, reuniu várias lideranças de extrema-direita.

Com a ausência do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governo brasileiro foi representado pela embaixadora do Brasil nos EUA, Maria Luiza Viotti.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Já o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi convidado para o evento, mas não compareceu porque não teve a saída do país permitida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Apesar disso, segundo o UOL, cerca de 16 parlamentares bolsonaristas confirmaram presença no evento. Entre eles, os deputados federais Eduardo Bolsonaro e Mário Frias, ambos do PL.

Entre os líderes da extrema direita na América do Sul, participam da cerimônia de posse  de Trump o presidente da Argentina, Javier Milei, e o presidente do Equador, Daniel Noboa.

O presidente de El Salvador, país da América Central, Nayib Bukele, que já foi acusado de violações de direitos humanos, também compareceu ao evento.

Pelo menos oito líderes da extrema-direita na Europa foram à Washington para a posse, entre eles estão Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália; Éric Zemmour, porta-voz contra imigração na França; André Ventura, líder do partido ultraconservador de Portugal; e Mateusz Morawiecki, ex-primeiro-ministro da Polônia e acusado por Bruxelas de atentar contra a democracia.

A posse de Trump também contou com a presença de diferentes bilionários, como Elon Musk, diretor-executivo da Tesla e dono do X (antigo Twitter), Mark Zuckerberg, CEO da Meta, e Jeff Bezos, fundador da Amazon. Eles são as três pessoas mais ricas do mundo.

O ex-presidente Barack Obama também marcou presença na posse, enquanto sua esposa e ex-primeira dama Michelle Obama não compareceu e nem deu explicações sobre a razão da ausência.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano