O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), deu início à nova gestão com a publicação de 46 decretos no Diário Oficial desta quarta-feira (1º). Entre as principais ações anunciadas está a criação do Programa HUB Favela Empreendedora, voltado ao apoio e formalização de negócios nas comunidades cariocas, reconhecidas por sua relevância cultural, social e econômica.
Além disso, o prefeito criou a Secretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial para ampliar as políticas públicas voltadas à equidade e inclusão na cidade.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
HUB Favela Empreendedora
O novo programa, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em parceria com o Instituto Fundação João Goulart, busca promover a capacitação e formalização de empreendedores das favelas. Entre os serviços oferecidos estão mentorias, orientações para abertura de empresas, formalização de negócios e cursos em temas como educação financeira, marketing digital, liderança e contabilidade.
De acordo com o texto publicado, o HUB Favela Empreendedora responde a dados recentes do Data Favela (2023), que apontam que 50% dos moradores de favelas já atuam como empreendedores e 21% têm interesse em abrir seus próprios negócios. Além disso, 70% dos que pretendem empreender planejam fazê-lo dentro das próprias comunidades.
Com a publicação dos 46 decretos, Eduardo Paes sinaliza um compromisso com áreas estratégicas, incluindo desenvolvimento econômico, igualdade racial e direitos humanos.
Os 46 decretos da nova gestão da prefeitura do Rio, incluindo o HUB Favela Empreendedora, foram publicados no Diário Oficial do Rio de Janeiro da última quarta-feira (1º). O material está disponível para consulta no link.