O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, nesta sexta-feira (16), as informações sobre o perfil das candidaturas que disputarão as eleições municipais de 2024. Em todo o país, foram registradas inicialmente cerca de 453 mil concorrentes aos cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito.
Conforme apontam os dados do TSE, apenas 676 dos candidatos para as prefeituras municipais são pessoas pretas, número que representa uma tímida parcela de 4,39%. Em comparação, foram cerca de 9.534 candidatos brancos para o mesmo cargo, cerca de 61,86%.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A representação da população negra aumenta quando consideradas as candidaturas de pessoas autodeclaradas como pardas. Com 5.052 candidatos, as pessoas pardas simbolizam 32,78%. Somando pretos e pardos, o percentual de prefeitáveis negros no Brasil sobe para 37,17%.
Nas 26 capitais brasileiras, aqueles que se identificaram como pretos ou pardos totalizaram 79 dos 191 candidatos, um índice de 42%. A maioria se concentrou nas regiões norte e nordeste, que apresentaram 87% de candidaturas negras.
Entre as capitais do norte, 29 dos candidatos à prefeitura se declararam pretos ou pardos, representando cerca de 67%. Já no nordeste, mais da metade da disputa é composta por negros, com 36 dos 66 candidatos. O número corresponde a 55% do total.
Apenas três candidatos se declararam como pardos nas capitais sulistas, totalizando 9% das 27 candidaturas. O sudeste possui 35 candidaturas inscritas para concorrer às prefeituras, sendo seis (17%) negras.
São Paulo se destaca por não possuir nenhum candidato negro. Com uma população negra de cerca de 5 milhões de pessoas, a disputa pela prefeitura paulistana será composta por dez pessoas brancas.
As três capitais do centro-oeste contam com 19 candidatos a prefeito, no qual cinco (26%) se registraram como negros.
Texto com informações do Brasil de Fato*