A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, esteve em Campo Grande (MS) na manhã de sábado (8), onde se reuniu com o vice-governador, José Carlos Barbosa, e a secretária estadual de Cidadania, Viviane Luiza, para discutir o desenvolvimento de ações que contemplam os indígenas no estado. Por meio de parcerias institucionais, o ministério elaborou seis projetos que juntos somam R$ 160 milhões para melhorar a condição de vida dos indígenas locais, com respeito à pluralidade étnica regional.
O Mato Grosso do Sul possui, de acordo com dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a terceira maior população indígena do Brasil, com mais de 116 mil pessoas.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
As ações propostas abrangem diversos campos, incluindo cidadania, proteção do consumidor, ressocialização de pessoas encarceradas, valorização das culturas indígenas, gestão ambiental e territorial, entre outros. Destacam-se iniciativas como sistemas agroflorestais, educação técnica para indígenas, acesso à saúde, esporte, lazer, cultura, turismo, gestão territorial e empreendedorismo.
Durante o ato de assinatura, a ministra Sonia Guajajara destacou a importância da parceria com o governo do estado e expressou otimismo em relação aos resultados esperados. O vice-governador, José Carlos Barbosa, ressaltou a relevância do termo de cooperação assinado, que visa implementar medidas concretas em favor das comunidades indígenas, envolvendo saúde, educação, assistência social, cidadania e empoderamento.
O ato de assinatura contou com a presença de autoridades como o subsecretário de políticas públicas para os Povos Originários, Fernando Souza, e o secretário nacional de direitos territoriais indígenas, Marcos Kaingang, entre outros representantes do governo estadual e federal.