Confira a lista escolhida pelo Alma Preta com obras de diferentes épocas
Texto / Redação | Edição / Simone Freire | Imagem / Reprodução
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O Alma Preta selecionou dez filmes de diferentes épocas e gêneros como sugestão de entretenimento durante a quarentena provocada pela proliferação do Covid-19, o novo coronavírus. As obras têm como ponto de ligação a temática negra e reflexões sobre o racismo estrutural.
Confira!
Pitanga
Dirigido pela filha Camila Pitanga, o filme conta a trajetória do ator Antônio Pitanga, ativista da luta antirracista no Brasil. O ator conversa com Martinho da Vila, Paulinho da Viola e Gilberto Gil.
Rainha de Katwe
Uma garota de Uganda, na África, se torna uma grande jogadora de xadrez. Phiona (Madina Nalwanga) supera as dificuldades com a ajuda da família e amigos.
A vida secreta das abelhas
Com produção de Will Smith e Jada Pinkett Smith, o drama conta a história de irmãs apicultoras na Carolina do Sul. Tem as cantoras Queen Latifah e Alicia Keys no elenco.
Crooklyn
Filme dirigido por Spike Lee sobre uma família negra vivendo no Brooklyn, nos anos 70. O cineasta se inspirou na própria história.
Pantera Negra
Filme sobre o herói dos quadrinhos que é também o monarca de um país chamado Wakanda, na África, responsável por grandes avanços tecnológicos. Com Michael B. Jordan e Lupita Nyong’o no elenco.
A Cor Púrpura
Conta a história de Celie (Whoopi Goldberg) jovem negra que enfrenta situações de racismo e privações no estado da Giorgia, no início do século passado. Com Oprah Winfrey e Danny Glover no elenco.
Ó paí, ó
Comédia estrelada por Lázaro Ramos e com Érico Brás no elenco faz um retrato divertido e realista de Salvador, a capital mais negra do Brasil.
Libertem Angela Davis
Documentário de 2012 sobre a vida da ativista, professora universitária e escritora Angela Davis. O filme retrata a luta de Angela Davis pelos direitos dos negros nos EUA.
Os Donos da Rua
Tre (Cuba Gooding Jr.) é criado pelo pai (Laurence Fishburne) em uma vizinhança barra-pesada de Los Angeles. A direção de John Singleton é certeira ao abordar questões de conflito racial e social nos EUA no começo dos anos 1990.
Ao mestre com carinho
Filme de 1967 baseado na obra do escritor de diplomata negro E. R. Braithwaite. Um professor negro (Sidney Potier) vai dar aula em um escola problemática na periferia de Londres e lá enfrenta problemas raciais.