Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Sem cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Sem cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Sem cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Sem cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Sem cookies para exibir.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Após ser alvo de racismo, cervejaria negra alcança meta de financiamento coletivo para sobreviver à pandemia

implicantes_sociosok

5 de agosto de 2020

Empreendimento liderado por irmãos e sócios negros foi alvo de racismo na internet, viralizou, bateu meta e continua a receber doações

Texto: Guilherme Soares Dias | Edição: Nataly Simões | Imagem: Divulgação

PUBLICIDADE

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Primeira fábrica cervejeira negra do Brasil, a Implicantes, de Porto Alegre, anunciou um financiamento coletivo para auxiliar o negócio durante a pandemia da Covid-19, o novo coronavírus. A namorada de um dos sócios da cervejaria fez uma publicação no Facebook para divulgar a campanha e a postagem foi alvo de uma série de mensagens racistas. A repercussão do caso fez a campanha viralizar e o negócio liderado por empreendedores negros não só alcançou a meta estabelecida, como continua a arrecadar verbas.

Os sócios da cervejaria são os irmãos Diego e Daniel Dias, que sempre admiraram cerveja artesanal e participavam de eventos cervejeiros. Os empresários ressaltam que notavam a falta de pessoas negras nesses eventos, pois frequentemente eram os únicos presentes. “Havia uma tentativa frustrada das cervejarias homenagearem a população preta, pois acabavam por utilizar imagens caricatas e termos pejorativos nos seus rótulos, que normalmente correspondiam a cervejas escuras”, ressaltam na campanha.

Além de empreendedores negros à frente do negócio, os produtos vendidos pela Implicantes homenageiam em seus rótulos figuras históricas da cultura negra. “Trazemos o debate sobre o racismo em alguns rótulos, como apelidos sendo dados para pessoas negras”, contam os sócios. A intenção é valorizar também a história do samba e da capoeira, por exemplo.

Os irmãos iniciaram uma produção caseira até conseguirem adquirir uma cervejaria. A vida útil dos equipamentos da fábrica, no entanto, já estava perto de seu vencimento. “Como os recursos financeiros eram limitados, por várias vezes tivemos que aprender de forma autodidata a realizar consertos e manutenção na Cervejaria, pois era necessário escolher entre adquirir as peças necessárias para reposição ou contratar profissional habilitado para manutenção/conserto dos equipamentos”, explicam.

Diego ressalta que o financiamento ocorreu por não ter conseguido empréstimo. “Estávamos quase fechando, já que nossas vendas tinham reduzido por conta da pandemia”, afirma Diego Dias.

A limitação dos equipamentos adquiridos impediu a venda da cerveja para fora do Rio Grande do Sul. A capacidade de produção da fábrica, com todos os equipamentos funcionando adequadamente, é de 10 mil litros de cerveja por mês. No entanto, a mais de 3 mil litros, ou seja, em virtude dos problemas técnicos apresentados pelo maquinário, nunca foi possível atingir mais do que 30% da produção planejada.

Quem contribui financeiramente com o financiamento recebe kits com copos, camisetas, bonés e latas da marca. A meta já foi atingida, mas a campanha continua e o dinheiro, segundo Diego, será utilizado nos reparos da fábrica e na expansão da produção para o início da exportação para outros estados brasileiros.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano