PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Parabéns para a São Paulo negra e nordestina

Maior cidade do país completa 471 anos, mas com um legado apagado e pouco exaltado de pessoas negras e nordestinas
Uma criança joga futebol em um campo da favela Morro da Lua, São Paulo, 30 de setembro de 2022

Uma criança joga futebol em um campo da favela Morro da Lua, São Paulo, 30 de setembro de 2022

— Ernesto Benavides/AFP

25 de janeiro de 2025

A maior cidade do país, São Paulo, completa 471 anos no sábado, dia 25 de janeiro. Com mais de 11 milhões de pessoas, a capital paulista está entre as maiores cidades do mundo. 

Diversa, formada por muitas histórias, o registro oficial optou por silenciar alguns e exaltar outros. Se por um lado, brancos costumam ser destacados, pessoas negras, indígenas e nordestinas, fundamentais para o crescimento da cidade, ficam de lado.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A cidade de São Paulo é um museu aberto de homenagem aos bandeirantes. Aqueles responsáveis por abrir as matas do litoral de São Paulo com direção ao interior, que neste país mataram, sequestraram e estupraram pessoas negras e indígenas.

Apesar disso, são o símbolo maior da cidade, nome da casa do governador, o Palácio dos Bandeirantes, nome das principais rodovias, como a Raposo Tavares ou mesmo a dos Bandeirantes.

A cidade ainda possui um monumento para Borba Gato, outro bandeirante, com uma estátua de dez metros de altura, no bairro de Santo Amaro.

O monumento, inclusive, foi o foco de manifestação por parte de um grupo chamado de Revolução Periférica, que queimou a estátua. A ação virou alvo da polícia e da justiça e ocasionou a prisão de militantes da organização, como Paulo Roberto da Silva Lima (Galo), Danilo de Oliveira, Géssica Barbosa e Thiago Vieira Zem.

O caso abriu uma discussão sobre a exaltação dada pela cidade para figuras violentas para os povos negros e indígenas e para a falta de reconhecimento da cidade de pessoas do povo.

A pressão resultou na criação de novas estátuas de pessoas negras, como Lélia Gonzalez, Milton Santos e Madrinha Eunice. O avanço e a pressão veio das ruas, a partir de um ato popular.

As demandas, contudo, ainda estão aquém.

Para além das homenagens, a cidade de São Paulo tem um compromisso material com pessoas negras, indígenas, pobres e nordestinas, que tiveram um papel fundamental para essa cidade.

É inadmissível que o município, com 10% do PIB nacional, tenha quase 90 mil pessoas em situação de rua.

A pobreza e a desigualdade existem de maneira escancarada em um território que, como outros no Brasil, foi construído e criado sobre a brutalidade. 

Violência, inclusive, cada vez mais evidente contra pessoas negras e das periferias da cidade, alvos das ações da polícia militar, sobretudo com as gestões de Tarcísio de Freitas como governador e Ricardo Nunes, como prefeito.

A data de aniversário da cidade de São Paulo deve ser o momento para exigir o fim das homenagens aos algozes do povo e a exaltação de quem construiu essa terra.

Mais do que isso, o momento político, mais do que nunca, demanda lutas populares para acabar com a pobreza e a desigualdade na cidade, estado e país.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Pedro Borges

    Pedro Borges é cofundador, editor-chefe da Alma Preta. Formado pela UNESP, Pedro Borges compôs a equipe do Profissão Repórter e é co-autor do livro "AI-5 50 ANOS - Ainda não terminou de acabar", vencedor do Prêmio Jabuti em 2020 na categoria Artes.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano