PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

VÍDEO: “A nossa existência já é um crime” – entrevista com Dina Alves, autora de “Rés negras, judiciário branco”

20 de novembro de 2015

Texto: Vinicius Martins /  Edição de Vídeo: Vinicius Martins / Entrevista: Pedro Borges e Solon Neto / Imagens: Solon Neto

 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O Alma Preta entrevistou a advogada e pesquisadora Dina Alves. Sua pesquisa explora o sistema carcerário no Brasil pelo viés interseccional. Sua dissertação de mestrado “Rés negras, judiciário branco: uma análise da interseccionalidade de gênero, raça e classe da punição em uma prisão paulistana”, expõe algumas das particularidades das cadeias femininas em São Paulo.

Na entrevista, Dina aborda o tratamento da justiça e da sociedade de acordo com a cor da pele, dá exemplos da rigidez do sistema judiciário e penitenciário e, ainda, fala da influência da industrialização da punição.

Veja o vídeo abaixo:

{youtube}https://www.youtube.com/watch?v=Fekg9XmKJaw{/youtube}

 

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano