PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Curso sobre técnicas e vivências do jornalístico nas periferias abre inscrições em SP

29 de abril de 2019

Você Repórter da Periferia é desenvolvido pelo coletivo Desenrola e Não Me Enrola; inscrições vão até 07 de maio

Texto / Redação
Imagem / Divulgação

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O Você Repórter da periferia é um programa de formação gratuita voltado para jovens de 16 a 25 anos de todas as regiões periféricas da cidade de São Paulo que sejam estudantes cursando ou que tenham concluído o ensino médio, ou universitários que estejam cursando o 1º ano do ensino superior. 

As aulas teóricas do curso acontecem no Centro de Mídia M’Boi Mirim, localizado no Jardim ngela – zona sul – e as inscrições podem ser feitas até o dia 07 de maio.

Ao longo do curso, os jovens têm contato com diversas ferramentas e técnicas da comunicação, entre elas: redação jornalística, fotografia, videorreportagem, técnicas de entrevista, técnicas de filmagem, técnicas de captação de áudio e produção de conteúdo para redes sociais. Todas as técnicas sempre são apresentadas por uma perspectiva do jornalismo produzido nas periferias e as suas distinções em relação a mídia tradicional.

“O curso é dividido em duas partes: a teórica e a prática. Após o contato com a técnica, os jovens passam a circular pelas periferias da cidade. É nesse momento que eles começam a descobrir na prática as potências que existem em seus territórios. A partir dessas vivências começam a enxergar seus bairros como espaços de produção cultural e econômica”, conta Evelyn Vilhena, integrante do coletivo Desenrola e Não Me Enrola e uma das gestoras do projeto.

“Foi bem importante para mim olhar para o trabalho na minha e em outras quebradas. Reconhecer e afirmar esses espaços como grandes potências de uma forma humanizada. Estar sempre atenta as histórias que as ruas da nossa quebrada tem e que não precisamos que outras pessoas as conte, mas que podemos falar sobre nós mesmos, e nossos espaços”, compartilha a jovem Vitória Guilhermina, moradora do Rio Pequeno, zona oeste, aluna da 5° edição do Você Repórter da Periferia realizada em 2018.

Neste ano o curso terá início no dia 18 de maio, com aulas teóricas aos sábados, das 10h30 às 14h30, no Centro de Mídia M’Boi Mirim, espaço voltado para comunicação, localizado no Jardim ngela.

A partir das aulas práticas, eventualmente as atividades podem acontecer aos domingos, é durante esse período que os jovens começam a produzir reportagens em campo.

Os interessados em participar do projeto devem realizar sua inscrição até o dia 07 de maio. A divulgação dos selecionados será no dia 09 de maio.

Sobre o Desenrola e Não me Enrola

O Desenrola E Não Me Enrola é um coletivo de comunicação que há seis anos está engajado em criar e ressignificar práticas e métodos de produção de conteúdo, pesquisa e formação, tendo como ponto de partida a produção de conhecimento presente nos diferentes contextos sociais presentes nas periferias de São Paulo. Todos os projetos desenvolvidos pelo coletivo atuam a partir dos eixos de identidade, território e repertório impactando jovens, empreendedores e coletivos culturais das periferias de São Paulo.
Link das inscrições: http://bit.ly/VCRP2019
Link do teaser: http://bit.ly/TeaserVCRP2019

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano