O espetáculo “Histórias Bordadas em Mim” fará duas apresentações, nos dias 4 e 5 de outubro, em São Paulo. A peça é uma narrativa autobiográfica da atriz Agrinez Melo. De forma lúdica, a protagonista compartilha suas vivências enquanto mulher negra, nordestina, mãe e artista.
A encenação promove uma reflexão social sobre a valorização do ser humano, o resgate da ancestralidade negra e seus elementos culturais familiares à tradição nordestina.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
De acordo com Agrinez Melo, o espetáculo é necessário para o fortalecimento da identidade negra. “Nos afastamos cada vez mais de quem somos. A peça é necessária por trazer histórias de amor, dor, violência, superação, descoberta da negritude e valorização da ancestralidade negra”, conta a atriz.
No decorrer da peça, música e poesia ajudam Agrinez Melo a compartilhar situações reais em tom aconchegante. “As histórias narradas, tão minhas, também serão do outro, pois se assemelham a diversas pessoas. A peça pode ser uma possibilidade de mudar algo na vida, transformar um olhar, ou simplesmente um convite de partilha”, avalia a artista.
Valorização da arte negra
“Histórias Bordadas em Mim” estreou em 2016 e é o primeiro trabalho independente de Agrinez Melo. Apesar da falta de financiamento, a artista uniu esforços para trazer o espetáculo de Pernambuco para São Paulo.
O objetivo é ampliar as possibilidades de trabalho para mulheres negras dedicadas à arte. “A ideia é criar uma rede de intercâmbios para fazer a arte negra ecoar”, comenta a atriz.
O espetáculo ainda deve passar por outras regiões do país. O próximo passo de Agrinez Melo é apresentá-lo em Salvador, na Bahia.
Serviço:
Peça “Histórias Bordadas em Mim”
Quando: Dia 4 de outubro, sexta-feira, às 20h
Onde: Goma Capulanas | Rua José Barros Magaldi, 1.121, Jardim São Luís, São Paulo – SP
Ingressos: R$ 10 (meia-entrada) e R$ 20 (inteira).
Quando: Dia 5 de outubro, sábado, às 15h
Onde: Fábrica de Cultura Diadema | Rua Vereador Gustavo Sonnewend Neto, 135, Centro, Diadema – SP
Entrada gratuita.