Com duas apresentações gratuitas no Teatro Zanoni Ferrite, em São Paulo, espetáculo de dança contemporânea inspira-se em grandes personalidades negras da história do Brasil, como Carolina Maria de Jesus, Zumbi dos Palmares, João Cândido, Maria Firmina dos Reis, Luiz Gama, Abdias do Nascimento e Aleijadinho
Texto / Divulgação
Imagem / Clarissa Lambert
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A Cia Pé no Mundo pré-estreia neste fim de semana, em São Paulo, “Arquivo Negro – Passos Largos em Caminhos Estreitos”. As apresentações, no Teatro Zanoni Ferrite, estão marcadas para os dias 22 e 23 de setembro, sábado e domingo, com entrada gratuita.
Dirigido e coreografado por Claudia Nwabasili e Roges Doglas, espetáculo de dança contemporânea inspira-se livremente em Carolina Maria de Jesus, Zumbi dos Palmares, João Cândido, Maria Firmina dos Reis, Luiz Gama, Abdias do Nascimento, Aleijadinho e inúmeras outras personalidades que, mesmo vivendo em situações de extrema adversidade, resistiram, ganharam destaque e influenciaram a arte, cultura e história brasileira. Para guiar esse processo de pesquisa teórica, contaram com a fundamental orientação da jornalista Mariana Queen Nwabasili.
Quebrando estereótipos e interrompendo o fluxo de produções responsáveis por criar imaginários negativos e distorcidos sobre o corpo negro, projeto lança luz para as reais narrativas que, ao serem ausentadas ou embranquecidas dentro do ensino escolar, não contribuem para uma construção mais honesta da autoimagem e da elevação da autoestima da juventude afro-brasileira.
“Não somos descendentes de escravos. Somos descendentes de seres humanos africanos. Filhos da diáspora, trazidos ao mundo com o direito de sermos autores e protagonistas, os nossos registros não são formados apenas de lamentos. A história negra é regada de conquistas, talentos, criatividade e força. É nesse cenário que trabalhamos, de maneira muito sensível e poética, resgatando e destacando esses registros tão importantes e representativos. Somos muitos e somos muitas possibilidades”, comentam os diretores.
Em cena, sintetizando o encontro das diversas danças e manifestações da cultura popular, o elenco é acompanhado por uma trilha sonora composta originalmente para essa obra. A direção musical é de Alysson Bruno. Entre os músicos convidados, Fábio Leandro, Maurício Pazz e Renato Pereira.
SERVIÇO:
Cia Pé do Mundo apresenta “Arquivo Negro – Passos Largos em Caminhos Estreitos”
Dia 22 e 23/09 – sábado às 20h e domingo às 19h
Teatro Zanoni Ferrite (Av. Renata, 163 – Chácara Belenzinho – São Paulo)
Entrada Gratuita