PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Intolerância religiosa é tema de apresentação do Sarau das Pretas na Mostra da Cooperifa

26 de outubro de 2017

Poetas fazem espetáculo na programação da mostra em escola na periferia de São Paulo.

Texto / Divulgação
Imagem / Elaine Campos

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Para discutir a intolerância religiosa, o Sarau das Pretas apresenta o espetáculo “Quem é do asè é de paz” durante a 10ª Mostra Cultural da Cooperifa, que acontece na periferia da zona Sul de São Paulo. Na sexta-feira (27), as poetas que compõe o coletivo se apresentam na Escola Estadual Comendador Alfredo Vianello Gregório, no Jardim Vergueiro às 20h. A entrada é gratuita.

O espetáculo foi preparado pelas escritoras depois que espaços religiosos de candomblé e umbanda sofreram ataques. Ligadas à ancestralidade e às matrizes africanas, as poetas entendem a urgência de falar sobre o tema.

“A atividade acontecerá em uma escola. Vamos trazer esta intervenção em que a partir de uma perspectiva artística, apresentamos a beleza das religiões de matrizes africanas, e exigimos respeito. Esse debate se faz cada vez mais urgente e necessário, principalmente no ambiente escolar que deve ser laico, estimular o respeito à diversidade cultural, religiosa, de gênero e etnia”, declarou a criadora do Sarau das Pretas, Débora Garcia.

Para a poeta Elizandra Souza, integrante do Sarau das Pretas, participar da mostra é um momento histórico. “A Mostra Cultural da Cooperifa é um tradicional evento cultural que ocorre na zona sul de São Paulo, idealizado pelo Poeta Sérgio Vaz, produzido e organizado pelo Sarau da Cooperifa. Envolve várias linguagens artísticas, mostrando a pluralidade cultural da periferia. É a primeira vez que participamos da Mostra e isso é muito importante para nós, pois a Cooperifa é uma grande referência, não somente em São Paulo, mas no Brasil. Para mim que iniciei as minhas vivências literárias no Sarau da Cooperifa é um momento histórico participar da Mostra com o Sarau das Pretas”, disse.

Sobre a Mostra da Cooperifa

Esta é a 10ª Mostra Cultural da Cooperifa, que oferece 8 dias de atividades gratuitas em São Paulo, com apresentações musicais, poesia, artes e sarau em celebração aos 16 anos do coletivo. O evento teve início no último sábado (21) e vai até o próximo domingo (29). A programação completa pode ser conferida no www.cooperifa.com.br

Serviço

O quê: Sarau das Pretas na 10ª Mostra Cultural da Cooperifa
Quando: sexta-feira (27) às 20h
Onde: E.E Comendador Alfredo Vianello Gregório
Endereço: Rua Felipe de Veras, s/n – Jardim Vergueiro – Sacomã
Ingresso: gratuito
Informações: www.cooperifa.com.br

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano