A Biblioteca de África e da Diáspora Africana (LOATAD, na sigla em inglês) está com inscrições abertas para o novo programa Residência Atlântica Negra 2024, que pretende reunir escritores de toda a África e da Diáspora.
Com o tema central e coletivo: “O que é África para mim?”, poderão participar escritores cujas produções envolvem ou se centram com África, Diáspora Africana e Atlântico Negro. As candidaturas serão recebidas de forma online até 29 de outubro.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Apoiada pela Fundação Hawthornden, a residência busca diminuir fronteiras entre escritores de todo o continente e da diáspora, reunindo-os fisicamente.
Inspirada no poema “Herança” (1925), de Countee Cullen, e no texto “O Atlântico Negro” (1993), de Paul Gilroy de 1993, a experiência de residência imersiva foi pensada para estimular o pensamento, expandir a criatividade e produzir novos conhecimentos.
Requisitos para participação
Os escritores podem escrever em qualquer idioma, mas devem ser capazes de se comunicar em inglês;
Os escritores devem ter 21 anos ou mais;
Os escritores devem possuir um passaporte válido e disponibilidade para viajar para Gana para participar da residência presencialmente;
Escritores iniciantes, emergentes e estabelecidos de e/ou baseados em África, América, Caribe e Europa cujo trabalho se envolve com questões relativas à África e/ou à Diáspora, além de especificamente, O Atlântico Negro;
Escritores de ficção, não-ficção narrativa, poesia, dramaturgos e textos acadêmicos com bons créditos de publicação em periódicos/revistas/jornais literários, etc.
Serviço
Prazo para inscrição: 29/10/2023
Datas de residência: 02/2024 – 03/2024 – 04/2024
Duração da residência: 1 (um) mês (4 semanas)
Local: Cidade de Acra (Gana)
Inscrições aqui.
* Texto publicado originalmente no Site Negrê.