Entre os dias 14 e 19 de novembro acontece a segunda edição da Jornada Latines, realizado pela Coletiva Slam das Minas SP, batalha de poesia com recorte de gênero, que busca, através dos poemas, abordar pautas feministas e sociais, além de discutir racismo, machismo e LGBTfobia.
A programação é inteiramente compostas por mulheres, travestis, pessoas transmasculinas e não binárias. O Campeonato Singulares conta com a participação de 14 poetas de 11 estados brasileiros: Bahia, Pernambuco, Acre, Brasília, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pará, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Paraná.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Serão duas chaves classificatórias e finais nos dias 16 e 17 de novembro. Quem vencer, representa o Brasil no Latines, que é um intercâmbio entre mais de 30 artistas de outros nove países latino-americanos: Cuba, Uruguai, Venezuela, Guatemala, México, Peru, Chile, Argentina, República e Dominicana.
As batalhas de poesia, conhecidas como slam, são campeonatos divididos em três etapas: chaves eliminatórias, semifinal e final. A avaliação da competição fica por conta do júri popular, escolhido durante a realização de cada batalha com notas de zero a dez. Caem as maiores e menores notas e as demais são somadas para consagrar a poeta campeã.
As regras da competição se baseiam em poesias autorais de no máximo três minutos, sem acompanhamento musical, figurino e adereço. O Slam chegou ao Brasil há 15 anos e conta com campeonatos regionais, estaduais, nacionais e mundiais.
O evento terá tradução simultânea em português, espanhol e na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A DJ Licciss e a dupla chilena Soul de Lua encerram a edição com um pocket show com poesia e musicalidade.
Serviço
Onde: Sesc Belenzinho e Sesc Vila Mariana, em São Paulo (SP)
Quando: Entre os dias 14 e 19 de novembro
Programação completa no site.