Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Celebração de 15 anos de existência do Slam SP terá oficinas, música e muita poesia

Organizado pelo Núcleo Bartolomeu desde 2012, o maior campeonato estadual de poesia acontecerá no SESC 24 de maio dentre os dias 06 e 10 de setembro

Texto: Redação | Foto: Francisco Costa

Imagem mostra Roberta Estrela D’Alva, percursora do slam no Brasil. Ela veste uma busa preta e fala ao microfone.

Foto: Foto: Francisco Costa

5 de setembro de 2023

Completando 15 anos de existência no Brasil, o Slam SP contará com uma programação de oficinas, pocket show e muita poesia marginal. Organizado pelo Núcleo Bartolomeu, o Slam é um campeonato de poesia falada, com textos autorais de até 3 minutos, sem uso de objetos cênicos nem acompanhamento musical.

O evento terá início no dia 6 de setembro, no SESC 24 de maio, região central de São Paulo, com pocket show de Lews Barbosa, que já representou o Brasil no campeonato mundial de poesia. O encerramento do encontro e a grande final acontecem no dia 10 de setembro.

O campeonato paulista de poesia falada é o primeiro campeonato estadual de poetry slam do Brasil. Com origem em Chicago nos Estado Unidos, e trazido ao Brasil em 2008 por Roberta Estrela D’Alva, o Slam SP é o maior e mais disputado do país, onde 44 poetas divididos em 5 chaves de classificação, falam sobre temas que flutuam entre racismo, feminismo, política, amores e atravessamentos de quem vive realidades que nem sempre são contadas.

Atualmente são mais de 100 comunidades de slam organizadas por todo o estado de São Paulo, onde edições mensais são feitas para escolher um representante para o campeonato estadual. Esse formato de competição conta com a presença forte de jovens periféricos e em sua maioria, negros. Onde tem ali um espaço de escuta, de fala e de desabafo, além de ocupação de espaços como terminais de ônibus e estações de metrô com cultura e atos de resistência.

O campeonato conta com 5 jurados, que dão notas de 0 a 10, e os dois melhores colocados no Slam SP irão disputar o Slam BR, junto com outros representantes de outros estados que será sediado em Minas Gerais, valendo vaga para a a Copa América de poesia falada – o Abya Yala Poetry Slam – que acontecerá no México, que por sua vez valerá vaga para o campeonato mundial que será sediado no Togo em 2024.

Serviço:

Data: 06 a 10 de setembro

 Local: Sesc 24 de Maio

Endereço: R. 24 de Maio, 109 – República, São Paulo – SP, 01041-001

Para mais informações acesse a página do Slam SP no Instagram

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano