PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Festival de dança contemporânea na periferia de SP abre inscrições

Evento que acontece exclusivamente na periferia sul da cidade de São Paulo contemplará 18 trabalhos artísticos
imagem mostra um trecho de uma apresentação de dança contemporânea da Cia Sansacroma. Três jovens negros estão performando na foto.

Foto: Divulgação

4 de janeiro de 2024

O Circuito Vozes do Corpo atinge sua 11ª edição, reforçando sua posição como o pioneiro festival de dança contemporânea nas periferias de São Paulo. Realizada pela Cia Sansacroma, a iniciativa abre suas inscrições para contemplar 18 trabalhos artísticos.

O cronograma da 11ª edição teve início em 23 de dezembro, marcando o período de submissões para os espetáculos, que se estenderão até 19 de janeiro de 2024, com procedimentos realizados por meio do Google Forms.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O anúncio dos espetáculos selecionados está previsto para ocorrer até o final de janeiro, junto com a divulgação das datas correspondentes. No mês de fevereiro, ocorrerá a confirmação dos artistas e o contato com os produtores. As apresentações estão agendadas para ocorrerem de 4 a 22 de março.

Para esta edição, o eixo curatorial “Corpos Plurais em Dança” propõe uma reflexão e questionamento sobre padrões hegemônicos relacionados à noção do corpo, pretitude, processo e estética. O Circuito Vozes do Corpo se destaca não apenas como um evento cultural, mas como um espaço vital para a expressão artística que desafia e enriquece as narrativas da dança contemporânea nas comunidades periféricas de São Paulo.

A seleção de trabalhos para o evento será organizada em quatro eixos. O primeiro, “Espaços Cênicos”, englobará espetáculos projetados para ambientes cênicos específicos, com apresentações programadas na Fábrica de Cultura do Jardim São Luís. A segunda categoria, denominada “Rua”, abrangerá espetáculos de rua, planejando apresentações nas ruas e praças das regiões do Capão Redondo e Jardim São Luís. 

Já o terceiro eixo do evento, “Pequenas Danças”, destina-se à produção de performances em dança com duração entre 15 e 25 minutos, com locais de apresentação na Fábrica de Cultura do Jardim São Luís e na Residência. Por fim, a categoria “Coletivos” oferecerá a oportunidade de participação em uma residência de uma semana junto à Cia Sansacroma, promovendo um ambiente propício para colaboração e criação artística.

As atividades incluem a partilha de conhecimentos e pesquisas por meio de laboratórios de criação facilitados pelos grupos envolvidos, além do compartilhamento de processos e visitas pela região para familiarização com os movimentos e coletivos culturais.

Serviço

Inscrições para a 11ª edição do Circuito Vozes do Corpo

Quando: Até 19 de janeiro de 2024

Onde: Inscrições on-line via Google Forms. Link aqui.

Fevereiro de 2024: Confirmação dos artistas e contato com os produtores.
Março de 2024: Realização do 11° Circuito Vozes do Corpo, com ênfase na Residência Artística de 04 a 08 de março e apresentações de 12 a 22 de março em diversos locais.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano