PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pesquisar
Close this search box.

Fotógrafo camaronês Samuel Fosso participa de conversa na Bienal Sesc Videobrasil

Fotógrafo compartilha sua trajetória artística em conversa promovida pelo Sesc 24 de maio; encontro acontece na próxima terça-feira (30)
A imagem mostra o fotógrafo Samuel Fosso, presente no Sesc 24 de maio, no dia 30 de janeiro, para uma conversa sobre a sua carreira.

Foto: Acervo Videobrasil/Divulgação

23 de janeiro de 2024

O fotógrafo franco-camaronês Samuel Fosso comparece, no dia 30 de janeiro, às 18h30, no Sesc 24 de maio para uma conversa sobre sua trajetória na fotografia e o impacto dessa linguagem na construção de mitos e códigos de representação de identidade. O artista, criado na Nigéria, é reconhecido por sua produção de autorretratos desde os anos 1970 e é destaque na 22ª Bienal Sesc_Videobrasil.

A exposição, intitulada “A memória é uma ilha de edição”, tem como tema inspirador uma frase do poeta Waly Salomão e explora conceitos de beleza, poder e performance de gênero, características de Fosso. Parte das séries fotográficas “70s Lifestyle” e “Fosso Fashion” estão em exibição no Sesc 24 de Maio. A conversa com o fotógrafo será conduzida pela jornalista Adriana Ferreira Silva e pelo curador Thyago Nogueira.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O evento ainda contará com programas públicos, que ocorrerão até fevereiro, com a presença de artistas visuais, como Ayrson Heráclito e Ava Rocha, além de curadores e pensadores da cultura brasileira. Segundo a curadora Renée Akitelek Mboya, a programação visa reproduzir os impulsos iniciais que deram origem à Bienal, introduzindo novas políticas e formas de expressão.

A 22ª Bienal Sesc_Videobrasil, intitulada “A memória é uma ilha de edição”, apresenta uma exposição principal até 25 de fevereiro. A mostra reúne obras de 60 artistas brasileiros e estrangeiros, e coletivos contemporâneos do Sul Global, sob curadoria de Raphael Fonseca e Renée Akitelek Mboya. Além disso, a exposição paralela “Especial 40 anos”, curada por Alessandra Bergamaschi e Eduardo de Jesus, destaca o rico acervo de videoarte e artes visuais construído ao longo das quatro décadas de existência do Videobrasil.

Os debates e conversas ocupam o espaço da mostra “Especial 40 anos”, na biblioteca do 4º andar do Sesc 24 de Maio, valorizando e ressignificando a história do Videobrasil e ativando as memórias por meio do vasto acervo de videoarte e artes visuais.

Confira a programação completa da Bienal no site oficial do evento.

Serviço

22ª Bienal Sesc _Videobrasil – A memória é uma ilha de edição

Data: 19 de outubro de 2023 a 25 de fevereiro de 2024

Horário: terça a sábado, das 9h às 21h; domingos e feriados, das 9h às 18h

Local: Sesc 24 de Maio – Rua 24 de Maio, 109 República – São Paulo

Acessibilidade: videoguia de boas-vindas à exposição; Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE) e vibroblaster para algumas obras sonoras; objetos táteis; audiodescrição dos objetos táteis; piso podotátil e impressão dos textos em dupla leitura (português ampliado e Braile).
Entrada: gratuita

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano