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Estudo: 69% das escolas de melhor infraestrutura no Brasil têm maioria branca

Levantamento aponta ainda que as regiões Sudeste e Sul têm estudantes com maior nível socioeconômico
Imagem mostra diversos alunos da educação básica em uma sala de aula prestando atenção em uma professora com um livro na mão.

Imagem mostra diversos alunos da educação básica em uma sala de aula prestando atenção em uma professora com um livro na mão.

— Jansen Lube

16 de abril de 2024

O Observatório da Branquitude esmiuçou os dados do Censo Escolar 2021 e do Índice Socioeconômico para analisar como as condições estruturais do ambiente escolar impactam na aprendizagem dos alunos no Brasil.

A análise foi feita por meio de uma organização das escolas com maioria de alunos brancos e com maioria de alunos negros. A partir dessa amostra, o instituto observou aspectos de infraestrutura das escolas, localização (rural, urbana, regiões, estados e municípios) e nível socioeconômico dos estudantes.

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Quando analisados os aspectos de infraestrutura em escolas de maioria branca e de maioria negra, o estudo apontou que 69% das escolas da educação básica com melhor infraestrutura no Brasil são majoritariamente brancas. 

No comparativo, as escolas brancas têm mais quadras de esportes do que as escolas negras, mais acesso à rede de esgoto e mais laboratórios de informática. A presença de biblioteca em escolas brancas é ligeiramente maior que em escolas negras

A pesquisa também mostrou que escolas brancas, com Indicador de Nível Socioeconômico (INSE) mais alto, têm maior representação nas regiões Sudeste e Sul, enquanto as escolas negras, com INSE menor, são mais representativas nas regiões Sudeste, Nordeste e em alguns estados do Norte.

Sobre os níveis socioeconômicos, em escolas brancas há concentração nos níveis V e VI, somando quase 88% do total. Nestes níveis os alunos relatam ter em casa um carro, uma ou duas televisões, um ou dois banheiros, wi-fi, entre outros bens. Além disso, a escolaridade dos responsáveis varia entre o ensino médio e o ensino superior completo.

Em escolas negras, por outro lado, o maior quantitativo de alunos está nos níveis socioeconômicos III e IV, com 75% do total. Nestes níveis, os estudantes relatam ter em casa uma televisão, um banheiro, wi-fi e dois ou mais celulares. A escolaridade dos responsáveis varia entre o 5º ano do ensino fundamental completo e o ensino médio completo.

O estudo defende que a correção de desigualdades por meio de políticas públicas eficazes é crucial para garantir uma distribuição equitativa do direito à educação com equipamentos e serviços adequados para todos. 

“Uma educação com igualdade de oportunidades também passa por uma infraestrutura escolar que garanta o desenvolvimento pleno de todos os alunos”, conclui o documento.

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  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

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