Pesquisar
Close this search box.

Correios homenageiam Luiza Bairros com estampa especial em selo

A celebrada foi ex-gestora de Igualdade Racial e referência na luta antirracista e feminista no Brasil
Imagem mostra a ex-gestora de Igualdade Racial, Luiza Bairros.

Foto: Valter Campanato

17 de setembro de 2024

Nesta terça-feira (17) os Correios, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR), lançaram um selo comemorativo em homenagem a Luiza Bairros, uma figura emblemática na luta contra o racismo e pelos direitos das mulheres negras no Brasil. Falecida em 2016, a ativista deixou um legado de políticas públicas e ativismo negro. 

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destaca a importância de Luiza Bairros como uma referência histórica negra na consolidação da democracia brasileira. Sua trajetória como coordenadora do movimento negro unificado, sua carreira acadêmica e intelectual, e sua atuação política incansável na gestão pública enquanto ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), são exemplos de sua dedicação à causa, segundo a ministra.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

“Pensar em Luiza Bairros é reconstituir a trajetória de avanços conquistados pelo povo negro no Brasil. Ela foi uma intelectual vanguardista na defesa das cotas raciais e ações afirmativas, nos deixou seu exemplo de ética e compromisso. É uma honra reverenciar a memória de uma de nossas ancestrais e com ela seguir na luta por igualdade de direitos para a população negra”, afirmou Anielle.

Durante sua gestão como ministra, entre 2011 e 2014, Luiza Bairros foi responsável por implementar marcos históricos como o Estatuto da Igualdade Racial e as cotas raciais no serviço público. Ela também criou o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR), que levou aos estados e municípios a construção das políticas de combate ao racismo.

Com uma trajetória acadêmica de destaque, que inclui mestrado na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutorado nos Estados Unidos, Luiza Bairros usou seu conhecimento para fortalecer a luta por igualdade racial, tanto no poder público quanto no movimento negro e feminista. Sua atuação foi fundamental para a institucionalização de políticas que promovem a equidade racial no Brasil.

  • Caroline Nunes

    Jornalista, pós-graduada em Linguística, com MBA em Comunicação e Marketing. Candomblecista, membro da diretoria de ONG que protege mulheres caiçaras, escreve sobre violência de gênero, religiões de matriz africana e comportamento.

Leia Mais

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano