As deputadas estaduais da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) denunciaram, na última segunda-feira (2), terem recebido ameaças através de um e-mail, endereçado a todas as parlamentares.
Segundo nota conjunta, publicada no Instagram da deputada Marina Helou (Rede Sustentabilidade), além de ameaças misóginas, racistas e capacitistas, a mensagem citava nominalmente algumas parlamentares.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
“Intimidações desse tipo não podem ser aceitas sob o regime democrático em que vivemos, mas elas mostram o quão urgente também se faz a adoção de políticas públicas de enfrentamento à violência política de gênero”, diz trecho do comunicado, assinado por todas as deputadas.
Ainda de acordo com a denúncia, a Polícia Civil e a presidência da Alesp já foram comunicadas e as devidas medidas jurídicas já estão sendo tomadas. Este é o primeiro ataque direcionado a todas as mulheres do parlamento paulista.
“Embora nos cause choque, infelizmente, é mais uma expressão de ódio e de violência a mulheres que buscam ocupar espaços de poder na política de nosso país”, aponta o coletivo.
Em nota à imprensa, Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) declarou que investiga um homem de 28 anos pelas ameaças. O caso foi reconhecido como ameaça, injúria racial e falsa identidade pela Assessoria da Polícia Civil responsável pela Alesp.
“Nesta segunda-feira (2), foram realizadas diligências que resultaram na apreensão de um computador e um telefone celular na residência de um homem de 28 anos, que é investigado”, informou o órgão.