A Prefeitura do Rio de Janeiro convocou nesta segunda-feira (29) os profissionais aprovados no programa Mais Médicos, política pública do governo federal voltada para a ampliação do acesso à atenção primária à saúde (APS) em regiões vulneráveis.
Neste ano, o programa destinou 160 vagas para 36 municípios do estado do Rio de Janeiro. Desse total, 62 vagas foram direcionadas a áreas classificadas como de média e alta vulnerabilidade social.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Na capital fluminense, as favelas e periferias continuam entre as regiões mais beneficiadas pela iniciativa. Na primeira fase do programa, a região que abrange os bairros da Penha, Olaria, Ramos, Vigário Geral, Ilha do Governador, Complexo da Maré e Complexo do Alemão, todos na Zona Norte, recebeu cerca de 30 médicos, em sua maioria, profissionais cubanos.
Criado há 11 anos, o Mais Médicos tem como foco a fixação de profissionais em áreas remotas, de difícil acesso e com alto índice de vulnerabilidade, fortalecendo a atenção primária, considerada a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o Censo do Ministério da Saúde divulgado este ano, mais de 96% das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em todo o país já contam com médicos em suas equipes, resultado direto da consolidação do programa ao longo da última década.
Com informações do Brasil de Fato