Entre os dias 9 e 13 de agosto, o Itaú Cultural realiza uma nova edição do Festival de Culturas Surdas, com mesas de conversa e programação artística, sempre com início às 19h e transmissão ao vivo no Youtube da organização.
O tema central, neste ano, é a multiculturalidade, expressa por meio das diferentes culturas existentes dentro da comunidade não ouvinte e nas distintas maneiras de se ser surdo. Todas as mesas são mediadas por Edinho dos Santos, poeta surdo, slamer e educador da instituição. Elas são acessíveis em Libras e contam com legendagem e interpretação para o português.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O Festival é organizado pelo Núcleo de Educação e Relacionamento, visando o protagonismo do sujeito surdo e a ampliação da visibilidade das diferentes demandas dessa comunidade, tanto no universo das artes e da cultura, como na esfera social, reafirmando a luta por direitos e reconhecimento dessa parcela da população brasileira.
Programação artística
A programação artística abre e fecha as mesas com vídeo poesias, linguagem artística utilizada pela comunidade surda através dos elementos do audiovisual para incrementar a apresentação de uma poesia em língua de sinais e ficarão disponíveis para visualização, no site do Itaú Cultural, até o dia 22 de agosto.
Os trabalhos serão apresentados pela poeta e professora Renata Freitas e o Coletivo Mão Dupla, que transita entre a língua de sinais e as artes visuais. O grupo é formado por artistas surdos e ouvintes que desenvolvem uma pesquisa e prática artística por meio da visualidade.
A programação completa pode ser encontrada no site do Itaú Cultural
Serviço:
O que? Festival de Culturas Surdas
Quando? De 9 a 13 de agosto (segunda-feira a sexta-feira)
Onde? Canal do Itaú Cultural no Youtube
Confira também:
‘Doutor Gama’: filme sobre a vida do abolicionista estreia nesta quinta