PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DF: Projeto Cultura Negra em Movimento ocupa feiras e espaços públicos de Sobradinho e Ceilândia

Iniciativa do Instituto Black Spin reúne expressões da cultura popular negra do Distrito Federal e segue com programação até março
Apresentação do Boi de Seu Teodoro, uma das atrações da agenda do Projeto Cultura Negra em Movimento.

Apresentação do Boi de Seu Teodoro, uma das atrações da agenda do Projeto Cultura Negra em Movimento.

— Reprodução/Encontroteca

7 de janeiro de 2026

Desde o início de janeiro, o projeto Cultura Negra em Movimento promove apresentações culturais em feiras e espaços públicos do Distrito Federal (DF), com atividades concentradas em Sobradinho e Ceilândia. A iniciativa é do Instituto Black Spin e conta com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF) e das administrações regionais de Sobradinho I e II.

A proposta reúne expressões da cultura popular negra presentes na história do Distrito Federal, com apresentações de grupos ligados ao samba, ao boi e a manifestações de matriz afro-brasileira. Entre as atrações estão o Boi de Seu Teodoro, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do DF, o Tambor de Crioula de Seu Teodoro e a Escola de Samba Bola Preta de Sobradinho.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Entre as atrações confirmadas estão o Boi de Seu Teodoro, declarado Patrimônio Cultural Imaterial do DF, o Tambor de Crioula de Seu Teodoro, a Escola de Samba Bola Preta de Sobradinho, o Samba da Rodoviária e o Festival Samba DF. 

Além da valorização artística, o projeto também fomenta a economia criativa, com a geração de emprego e renda para artistas, técnicos e produtores locais. 

Programação se estende até março em diversos pontos

A agenda do projeto segue até o mês de março, com apresentações gratuitas em feiras e praças. Após as apresentações realizadas no início do mês, a programação continua. Neste domingo, 11 de janeiro, a Praça das Artes Teodoro Freire, em Sobradinho, recebe o Boi de Seu Teodoro às 15h e a Escola de Samba Bola Preta às 16h30. No sábado, 17 de janeiro, a Bola Preta se apresenta na Feira Modelo de Sobradinho, às 13h. 

Na terça-feira, 20 de janeiro, o Centro de Tradições Populares, também em Sobradinho, sedia apresentações do Boi de Seu Teodoro (19h) e da Bola Preta (20h30). As atividades retornam ao Ponto de Cultura Martinha do Coco, no Paranoá, na sexta-feira, 23 de janeiro.

A programação segue nos meses de fevereiro e março, com destaque para a Feira da Lua de Sobradinho no dia 8 de fevereiro e a Feira Modelo de Sobradinho no dia 7 de março, ambas com apresentações da Escola de Samba Bola Preta.


Mais informações sobre o evento e o seu cronograma podem ser consultados nas redes do Instituto Black Spin, organizadores do projeto.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano