O clube de caráter pedagógico, “Aquilombe”, responsável pelo impulsionamento e emancipação de artistas e empreendedores negros lança, neste mês, a primeira edição da revista homonômina. Com o tema “Arte Visual Decolonial”, a edição conta com entrevistas de 7 artistas visuais, sendo 6 deles nordestinos. Bárbara Quintino (MG), Breno Loeser (SE), Matheus Dias (CE), Octa Lopes (BA), Quezia Silveira (BA), Tiago Pinheiro (PB) e Silvana Mendes (MA) são os nomes que compõem a estreia.
O projeto faz parte de um dos serviços do clube de assinatura do “Aquilombe”, que teve campanha aberta em financiamento coletivo ainda no mês de maio deste ano. Idealizado pela escritora baiana Mariana Madelinn e pela publicitária sergipana Ana Karine de Oliveira, a iniciativa de rodar uma revista dialoga com uma abordagem socioambiental, inclusiva e antirracista, propondo um novo olhar sobre o cotidiano. “Quilombo é pouso e lar onde o coletivo é prioridade. Aquilombe é o chamado pra que você cresça com a sua comunidade!”, é assim que as idealizadoras definem o projeto.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Leia também: Influência africana em Cuba é tema de mostra virtual
Os artistas convidados desenvolveram desde colagens digitais à grafite, linguagens que valorizam a estética negra e periférica. Para a capa, destaque ao designer sergipano Breno Loeser, que resgata elementos das religiões de matriz africana na sua arte, evidenciando a perspectiva decolonial do ciclo, dialogando com a temática central. Para além da edição, os leitores podem adquirir outros serviços na plataforma como bate-papo com o artista destaque, newsletter com descontos em pôsters de Breno Loeser.
O projeto ainda coloca em foco iniciativas que transformam comunidades através da arte e economia criativa, e promete trabalhar com mais três abordagens de temas no mesmo formato lançado recentemente ainda neste semestre.
Aos interessados, a revista do “Aquilombe” pode ser adquirida até o final deste mês e as informações podem ser vistas através do link.
Leia também: Artista plástico produz obra em homenagem às vítimas da pandemia em São Paulo