Estão abertas, até 3 de maio, as inscrições para a etapa de difusão da 15ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, voltada a cineclubes e pontos de exibição em todo o país. A iniciativa é realizada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e pelo Ministério da Cultura (MinC).
A proposta é ampliar o acesso ao audiovisual e estimular a circulação de produções brasileiras, além de fomentar o debate sobre direitos humanos em diferentes territórios.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Com o tema “Direitos Humanos e Emergência Climática – Rumo a um Futuro Sustentável”, a edição aborda a agenda da justiça ambiental, com obras de realizadores indígenas, quilombolas e ribeirinhos.
O lançamento da etapa ocorre em abril, em referência ao Dia dos Povos Indígenas, e dialoga com a agenda climática internacional, diante da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP30) no Brasil, em 2025.
Leia mais: Audiovisual indígena é mapeado pela 1ª vez em São Paulo
Podem participar cineclubes e espaços culturais, como Pontos de Cultura, museus, bibliotecas, CEUs da Cultura e iniciativas vinculadas a movimentos sociais e de direitos humanos.
Os locais devem ser abertos ao público e contar com estrutura de projeção, acesso à internet e disponibilidade para sediar sessões gratuitas entre 25 de maio e 30 de junho de 2026.
Já os selecionados terão acesso à programação da mostra, sem repasse financeiro. As obras disponibilizadas contam com recursos de acessibilidade, como legendagem descritiva (LSE) e tradução em Libras.
Segundo o MinC, desde 2024 a etapa de difusão mobilizou mais de 500 pontos de exibição em mais de 350 municípios, com mais de mil sessões e público superior a 37 mil pessoas. A expectativa, neste ano, é manter a capilaridade e alcançar centenas de espaços em todas as regiões do país.
As inscrições devem ser feitas por meio do formulário disponível on-line.
Leia mais: Mostra discute emergência climática com produções de cineastas indígenas, quilombolas e ribeirinhos