Pesquisar
Close this search box.

15ª Mostra Internacional do Cinema Negro é destaque da semana em São Paulo

6 de agosto de 2019

Com atividades gratuitas, a característica em comum nas obras é o protagonismo negro

Texto / Lucas Veloso | Edição / Pedro Borges | Imagem / Reprodução

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A partir de hoje (6), o Sesc Vila Mariana promove a 15ª Mostra Internacional do Cinema Negro. A programação é composta por exibições de curtas e longas de diferentes enfoques narrativos levando em conta o protagonismo negro.

Com curadoria de Celso Luiz Prudente, as exibições seguem até 11 de agosto. Além dos filmes, haverá duas mesas de debate sobre a formação da imagem do negro no meio audiovisual.

Para Prudente, a mostra se dedica a questionar os padrões impostos no meio audiovisual, os quais muitas vezes deturpam a imagem do negro, colocando-o em uma posição passiva à imagem construída por um outro, o homem branco.

Entre as obras, está a produção de Glauber Rocha, “Barravento. A história mostra Firmino voltando à aldeia onde foi criado. Lá sente atração por Cota, ao mesmo tempo em que não consegue esquecer sua antiga paixão. Então ele arma um plano para resolver a situação, mas isso prejudica a sua própria aldeia.

A obra “Compasso de Espera”, do diretor Antunes Filho, narra as várias lutas contra o preconceito racial enfrentadas por Jorge, um típico herói brasileiro que combate no dia a dia os resquícios deixados por uma sociedade escravocrata.

SERVIÇO
15º Mostra Internacional de Cinema Negro | De 6 a 11 de agosto, terça a domingo.
Não recomendado para menores de 12 anos | O evento é gratuito, sendo necessário apenas a retirada de ingressos 1h antes de cada atividade 

 

Leia Mais

Destaques

AudioVisual

Podcast

Cotidiano