Feconezu teve sua primeira edição em 1978 na cidade de Araraquara e este ano retorna à cidade para comemorar também os 42 anos de existência do JORNEGRO/FEABESP
Texto / Thalyta Martins
Imagem / Reprodução Facebbok Feconezu
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A 40ª edição do Festival Comunitário Negro Zumbi (FECONEZU) acontece nos dias 23, 24 e 25 de novembro deste ano no Ginásio Poliesportivo Gigantão, em Araraquara. O encontro é político, autônomo e cultural, e comemora também os 42 anos de existência do JORNEGRO/FEABESP. Para participar é necessária a inscrição prévia pela internet.
A organização quilombola é itinerante, e este ano retorna à Araraquara por ter sido a primeira cidade a receber o Festival. O objetivo, segundo Dandara Mota, uma das organizadoras, é ser um espaço de comemoração e de reflexão, também um ambiente para recarregar energias e incentivar a ação de cada participante em sua própria cidade. São esperadas em torno de 400 pessoas.
A organização do FECONEZU pede a colaboração de pelo menos R$ 10,00 por pessoa, que serão usados em possíveis emergências, assim como alimentação. Cada participante deve levar também kits individuais de limpeza e kits de dormir.
A programação completa do encontro conta com grupos de discussão sobre saúde da mulher, território e territorialidade, alimentação, entre outros, e pode ser conferida na página do Facebook.