Pesquisar
Close this search box.

Espetáculo de dança ‘Abayomi’ traça efeitos da colonização em África

Peça, que será apresentada no Theatro Municipal de São Paulo, conta com a participação de 12 bailarinas e 8 bailarinos, totalizando 20 artistas negras e negros

Texto: Patricia Santos | Foto: Mari Ser

Grupo com oito mulheres encenando durante o espetáculo "Abayomi"

Foto: Foto: Mari Ser

22 de setembro de 2023

A Ayodele Cia. de Dança apresenta o espetáculo de dança “Abayomi – Uma Agricultora”, que conta como as grandes civilizações africanas foram duramente impactados pela escravidão e pela colonização. A peça será exibida no Theatro Municipal de São Paulo, no dia 26 de novembro, às 20h.

A desumanização perpetuada até os dias atuais e que vive no preconceito, na discriminação, no racismo e em todas as formas de violência não impediu as sociedades africanas e suas diásporas de produzirem maravilhas em todos os campos. O espetáculo conta com dois atos com a duração de 2h40, incluindo um intervalo de 20 minutos entre eles.

Ambientado na África do Oeste, a peça apresenta a história de mãe e filha (Djene-ba e Abayomi) que, abaladas e inconformadas por uma morte ocorrida em família, são obrigadas a deixar a aldeia onde vivem, partindo para o exílio. Ayodele, na língua Iorubá, é um nome que significa “a alegria voltou para casa”.

A peça conta com a participação de 12 bailarinas e 8 bailarinos, totalizando 20 artistas negras e negros da Ayodele Cia. de Dança. Ayodele, na língua Iorubá, é um nome que significa “a alegria voltou para casa”. A companhia é fruto do trabalho desenvolvido pelo professor de balé Milton Kennedy, que ao logo de sua trajetória busca levar os corpos negros para o centro do palco como protagonistas.

Serviço

Onde: Theatro Municipal de São Paulo – Sala de Espetáculos

Quando: 26 de setembro, terça-feira, às 20h

Os ingressos para o espetáculo são gratuitos e estarão disponíveis no site a partir de 23 de setembro, às 12h. São limitados a duas unidades por pessoa.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano