PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

CCBB Brasília apresenta Superjazz Festival para celebrar música afro-brasileira

Programação inclui tributo de Ellen Oléria à Nina Simone e apresentação de fatos e histórias do gênero musical
A imagem mostra a cantora Ellen Oléria, que interpretará cancões de Nina Simone no festival.

A imagem mostra a cantora Ellen Oléria, que interpretará cancões de Nina Simone no festival.

— William De Lucca

12 de junho de 2024

O CCBB Brasília vai receber o Festival Superjazz entre os dias 12 de junho e 24 de julho. O evento vai celebrar o Jazz e a música Afro Brasileira, promovendo encontros de artistas, bandas e Djs de diferentes estilos e gerações que vão se revezar a cada semana nos gramados do espaço.

Com curadoria de Dudão Melo, que também é idealizador do Eixão do Jazz, o festival marca os vinte anos do Coletivo Superjazz, que assina a produção e o slogan do festival: Jazz é amor! 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Segundo Melo, o evento pretende explorar o vasto e inclusivo universo do jazz, buscando sua universalidade como gênero afro-americano, enriquecido pela influência da música brasileira em sua origem. A intenção é destacar grandes expoentes desse estilo no Distrito Federal, valorizando assim a rica cultura musical por trás dessa cena instrumental.

Na estreia, prevista para acontecer durante o Dia dos Namorados, uma das grandes vozes jazzísticas da cidade, a cantora e compositora Ellen Oléria, vai interpretar um repertório que reverencia outra grande estrela, Nina Simone. A abertura também conta com a discotecagem de Dj Barata, membro do Coletivo Criolina, e os Djs da rádio SuperJazz. 

Para os outros dias, a programação apresenta nomes como Sandro Souza & Brasília Samba Jazz convida Ana Beatriz e Pedro Vasconcellos, Brasília Ska Jazz Club convida Julia Carvalho, Coletivo Superjazz, Daniel Rodrigues convida Tereza Lopes, Flor Furacão e Forró Jazz do Cerrado convidam Junior Ferreira.

Além dos shows, a dupla de radialistas e Djs do Coletivo Superjazz, Dudão Melo e Mario Sartorello, estarão à frente da rádio Superjazz Festival, que durante toda a temporada do evento, entre um show e outro, conta fatos e histórias do mundo do Jazz e dos artistas do festival.

Confira aqui a programação completa do Superjazz Festival.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano