PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com Consciência Negra no calendário nacional, 2024 terá menos feriados prolongados

Sábados e quartas-feiras lideram a quantidade de feriados no ano que terá o 20 de novembro pela primeira vez como feriado nacional
Imagem mostra um calendário marcando o dia 20.

Imagem mostra um calendário marcando o dia 20.

— iGetty.

2 de janeiro de 2024

De acordo com o calendário nacional, o Brasil terá 13 feriados nacionais e apenas três poderão ser emendados com o fim de semana durante o ano de 2024, seis a menos que em 2023. 

A virada do ano foi o primeiro feriado prolongado. Os feriados de 29 de março, Sexta-Feira Santa, e da Proclamação da República, em 15 de novembro, também serão estendidos, além do Carnaval (segunda-feira) e Corpus Christi (quinta-feira) — pontos facultativos — que poderão ter emenda. A maior parte dos feriados nacionais serão aos sábados e quartas-feiras — três dias cada —, seguidas por sextas e segundas-feiras — dois em cada caso. 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O ano de 2024 será o primeiro com o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como feriado no país inteiro. Sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Projeto de Lei (PL) 3.268/2021 instituiu a data como feriado no calendário nacional ainda em dezembro de 2023.

A Consciência Negra, que já era comemorada como feriado em seis estados — Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro — e 1.260 municípios, celebra a luta de Zumbi dos Palmares e a resistência da população negra no Brasil. Tradicionalmente, movimentos negros realizam diversas marchas de denúncia ao racismo no dia 20 de novembro em todo o país.

Confira a lista completa de feriados nacionais em 2024:

– 12 de fevereiro (Carnaval – ponto facultativo) – segunda-feira;

– 13 de fevereiro (Carnaval – ponto facultativo) – terça-feira;

– 29 de março (Sexta-feira Santa – Paixão de Cristo) – sexta-feira;

– 21 de abril (Tiradentes) – domingo;

– 1º de maio (Dia do Trabalho) – quarta-feira;

– 30 de maio (Corpus Christi – ponto facultativo) – quinta-feira;

– 7 de setembro (Independência do Brasil) – sábado;

– 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida) – sábado;

– 2 de novembro (Finados) – sábado;

– 15 de novembro (Proclamação da República) – sexta-feira;

– 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) – quarta-feira;

– 25 de dezembro (Natal) – quarta-feira.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano