Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Confira seis capitais que terão marchas da Consciência Negra

19 de novembro de 2019

Em diferentes cidades do país acontecem atos em memória de líderes antirracismo e em defesa dos direitos da população negra

Nesta quarta-feira, 20 de novembro, é comemorado o dia da Consciência Negra em referência ao líder Zumbi dos Palmares. Em diversas cidades brasileiras, a data é marcada por marchas em defesa dos direitos da população negra, contra o genocídio, em homenagem à cultura afro-brasileira e ao legado de líderes negros contra o racismo.

A Alma Preta mapeou seis capitais onde acontecem marchas nos dias 20 e 23. Confira:

1. São Paulo

A 16ª Marcha da Consciência Negra de São Paulo acontece na quarta-feira (20), com concentração a partir das 12h, no vão livre do MASP, na Avenida Paulista. Nesta edição, o tema do manifesto é “Vida, Liberdade e Futuro. Contra o genocídio e criminalização do povo negro!”.

No manifesto oficial, o movimento negro paulista destaca a luta contra o genocídio da juventude negra e periférica e o feminicídio que atinge as mulheres, em especial as negras, entre as principais reivindicações.

2. Rio de Janeiro

Em celebração à luta histórica do movimento negro pelo feriado da Consciência Negra, na quarta-feira (20), com concentração a partir das 10h, sob o viaduto Negrão de Lima, em Madureira, será realizada a 8ª Marcha da Periferia do Rio de Janeiro.

No manifesto oficial, o movimento fluminense se posiciona contra o aumento do genocídio negro e indígena e as políticas do governo de Jair Bolsonaro, consideradas pelos manifestantes como prejudiciais à vida dos negros e pobres, como a reforma da Previdência.

3. Belo Horizonte

Na capital mineira, a 3ª Marcha em Prol da Igualdade Racial acontece na quarta-feira (20), com concentração a partir das 9h, no CIAME Pindorama, na Rua dos Guararapes, 1.850, no bairro Pindorama. A ação faz parte do “Novembro Preto: BH sem racismo”.

Segundo o manifesto oficial, o objetivo é promover a reflexão sobre a importância do povo negro e da cultura de matriz africana na construção da identidade cultural de Belo Horizonte. A marcha também pretende apontar os problemas sociais que atingem a comunidade negra, que representa 53% da população da cidade.

4. Recife

Os pernambucanos vão sair em marcha contra o racismo, o genocídio e pelo direito de viver da população negra a partir das 14h da quarta-feira (20), no Parque 13 de maio, no centro de Recife.

O manifesto oficial destaca que mais de 50 entidades do movimento negro pernambucano vão se reunir para articular estratégias de incidência política no estado. A marcha também será marcada por um cortejo de afoxés para a Rua da Guia, no bairro de São José.

5. Salvador

A 40ª Marcha da Consciência Negra da capital baiana será realizada também na quarta-feira (20), com concentração a partir das 14h no Campo Grande para uma caminhada até a Praça Castro Alves.

De acordo com o manifesto oficial, nesta edição será homenageado Mumia Abu-Jamal, ex-militante do Partido Panteras Negras, que foi preso em condições políticas e condenado à pena de morte. Assim como nas edições passadas da marcha baiana, considerada a primeira deste tipo no país, a ideia é homenagear ainda todos os revolucionários negros que lutaram contra o regime escravocrata.

6. Florianópolis

Na capital catarinense, o movimento negro realiza a Marcha da Consciência Negra no sábado (23), com concentração a partir das 10h na Escadaria do Rosário.

O manifesto oficial coloca em lembrança e celebração a luta de Zumbi dos Palmares, Dandara, Marielle Franco e tantos outras pessoas negras que lutaram contra o racismo. Entre as reivindicações, está o direito da população negra à vida digna, saúde e educação.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 152

EP 151

Cotidiano